R...... 07/12/2015
Li em 2012. Representa um marco na Literatura Amapaense por ser considerada a primeira obra infantojuvenil publicada. Tem 20 páginas e é datada de 1998, ano de publicação com apoio cultura da UNIFAP, instituição onde o autor é um renomado professor.
Romualdo Palhano tem várias obras dedicadas ao público infantil e todas são caracterizadas pelo texto sucinto e instigante, realçados por ilustrações simples. As desse livro são do próprio autor e valorizam uma estética pueril, relembrando os primeiros traços de tenros desenhistas.
As construções tem uma impressão filosófica bem definida pelo professor Renôr Carvalho no Prefácio - Reitor da UNIFAP na época do lançamento:
"...Outro aspecto que se sobressai no livro de Romualdo Palhano é o sentimento pelas coisas da natureza. A rãzinha apaixonada, personagem central do enredo, leva seu sentimento ao extremo, isto é, mergulha no fundo do lago na esperança de achar o alvo de seu grande amor encantado que é a estrela. O simbolismo é perfeito porque a apaixonada rã busca na ilusão de uma estrela o seu amor eterno... O livro de Palhano destina-se às crianças, mas a filosofia que ele transmite é de alcance universal para todos porque induz crianças e adultos ao relacionamento com as coisas mais importantes da natureza física e humana: o sol, água, a lua, as estrelas e o amor...".
Professor Palhano tem essa identidade com o público infantojuvenil, sensível a harmonia e descoberta de elementos naturais e valores humanos.
Legal e interessante.
Divulguei também em um blog quando descobri o livro em 2012
site: http://casteloroger.blogspot.com.br/2012/04/primeira-obra-infantil-publicada-no.html