A presente obra faz parte da Coleção Mestres do Esoterismo Ocidental, que tem o intuito de disponibilizar ao público de língua portuguesa várias antologias de autores consagrados do Esoterismo.
Quando estudamos as obras completas de um determinado autor, somos remetidos ao seu contexto histórico, ou seja, aos acontecimentos da época que o levaram a desenvolver estudos para defender suas teorias ou argumentar contra o sistema vigente. De repente, todas as dúvidas, questões, medos ou angústias dos autores nos levam a refletir, fazendo com que concordemos ou discordemos de suas teses.
À medida que lemos estes escritos, é possível perceber a sua contemporaneidade. E, ainda, baseado nas obras desta compilação, o leitor será capaz de traçar um panorama dos principais fatos ocorridos entre os séculos XVI e XX, período em que viveram os autores que compõem esta série.
Homem da Renascença, filósofo elizabetano e acadêmico, Robert Fludd buscou integrar todo o conhecimento humano com uma cosmologia ordenada divina e hierarquicamente. Legou-nos, além de uma extensa obra dedicada ao Ocultismo, célebres tratados como a Filosofia Mosaica e Summum Bonum, dedicado à necromancia.