Consultoria da introdução geral por Marilena de Souza Chauí.
Introduções e notas aos textos por Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado.
1. Do contrato social [1757/62] :::
Uma das obras mais importantes de Rousseau, exerceu e exerce ainda enorme influência sobre o pensamento ocidental. Discute o fundamento legítimo da sociedade política e examina a relação entre a natureza e convenção: analisa as condições e os limites em que opera o poder soberano e investiga a forma e o funcionamento governamental. Parte desta dolorosa premissa: “o homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros”.
2. Ensaio sobre a origem das línguas [1759] :::
Discussão sobre a diversidade das linguagens e sua origem, abrangendo uma reflexão sobre a música e sobre a relação entre línguas e governo, entre tipos de linguagem e liberdade.
3. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens [1754/55] :::
Para encontrar as fontes da desigualdade entre os homens, Rousseau retrocede ao homem no estado de natureza, feliz em seu amoralismo integral. O surgimento da propriedade instaura a desigualdade das sociedades civis, culminando no despotismo.
4. Discurso sobre as ciências e as artes [s.d.] :::
Com esse Discurso, Rousseau ganhou o prêmio da Academia de Dijon, respondendo à questão: o restabelecimento das ciências e das artes terá contribuído para aprimorar os costumes?
Filosofia / Política