Noventa anos após a primeira edição de S. Bernardo, a Antofágica publica um dos melhores romances de Graciliano Ramos, com 58 artes inéditas em acrílica de Adriana Coppio.
Decidido a retornar para a propriedade de S. Bernardo, onde um dia trabalhou, Paulo Honório se envolve em uma série de negociações espúrias para adquirir as terras de seu antigo patrão. Com seus conhecimentos, consegue fazer a fazenda decadente se tornar lucrativa e se converte em um rico proprietário rural.
Paulo Honório passa, então, a narrar sua trajetória, permeada por um passado de miséria, uma busca solitária pela sobrevivência e um presente de amarguras. A partir do que conta e do que esconde em sua autobiografia, o leitor é convidado a refletir como uma vida agreste pode corroborar ásperas visões de mundo – e como alguns encontros podem desestabilizar certezas.
A edição da Antofágica traz uma apresentação do premiado escritor Itamar Vieira Junior, autor dos romances Torto arado e Salvar o fogo. Nos posfácios, o autor Patrick Torres analisa Paulo Honório, um protagonista em crise; Susana Souto, professora e pesquisadora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas, investiga a riqueza de perspectivas do romance; e o pesquisador Bruno Alvarenga nos convida a desfrutar de um percurso sobre o estilo de Graciliano. Tudo isso junto ao olhar de Adriana Coppio, que assina as artes do livro.
Literatura Brasileira / Romance