Mintzberg tem demonstrado ser um grande crítico de processos de administração, como também dos atuais cursos de MBA, que na sua opinião fogem muito da realidade dos acontecimentos de uma empresa. Neste livro, juntamente com Ahlstrand e Lampel, ele viaja, ou melhor, como ele mesmo diz, promove um safári na selva do planejamento estratégico, para melhor conhecer este animal que é a estratégia.
Estes três autores fizeram um minucioso levantamento sobre tudo aquilo que se escreveu nos últimos anos sobre estratégia e elaboraram uma excelente classificação de modelos existentes, colocando-os em dez escolas distintas: Escola do Design, Escola do Planejamento, Escola do Posicionamento, Escola Empreendedora, Escola Cognitiva, Escola de Aprendizado, Escola do Poder, Escola Cultural, Escola Ambiental, Escola de Configuração.
Eles descrevem as principais características de cada Escola, mostrando seus acertos, mas também fazendo uma crítica detalhada dos modelos apresentados. Esta é a principal vantagem deste livro, pois toda vez que lemos algum autor, o que vemos é uma apologia do modelo descrito e, neste caso, temos também um apontamento dos pontos falhos e das inconsistências encontradas.
Administração / Economia, Finanças / Negócios e Empreendedorismo