Esta edição especial traz o escritor H.G. Wells, fundador da ficção científica, crítico da sociedade vitoriana, escritor utópico e divulgador da ciência. Enquanto Verne examinava a ciência de seu tempo, Wells aproveitava da ciência apenas o discurso e soltava a imaginação. Seu objetivo era entender seu tempo e os resultados tardios da Revolução Industrial. Suas obras permanecem vivas até hoje, pois ele usa o gênero da ficção científica para examinar o presente com os olhos do futuro. Os artigos analisam os principais assuntos da ficção de Wells como o desenvolvimento das cidades, a contínua especialização do trabalho, a perda de espaço para as máquinas e a guerra. E também mostram como muitos deles foram aproveitados na elaboração de filmes para o cinema, adaptações de livros, jogos de tabuleiros e videogames.
Sumário
Literatura para as massas
Cidades apinhadas de trabalhadores. Escrever para eles era a missão deste jovem escritor. Mas o entretenimento precisava estar subordinado a grande ideais.
Europa vitoriana
Um reinado de 64 anos durante o qual a Inglaterra exportou sua Revolução Industrial para todo o planeta. Século da Pax Britannica.
Um dia no futuro
Uma Londres totalmente coberta, com prédios de 1 quilômetro de altura, trasporte aéreo individual, esteiras rolantes nas ruas, 33 milhões de habitantes.
A máquina do tempo
Publicado em 1895, foi a primeira experiência de Wells em livro e permanece até hoje sua obra mais lida e adaptada para outras mídias, como o cinema e games.
Física e viagens
É possível viajar no tempo? A resposta dos físicos teóricos é um surpreendente “sim”, mas não será exatamente em um veículo como o proposto por Wells.
O jovem Wells
De filho de uma empregada doméstica e aprendiz de vendedor de tecidos a autor de sucesso e literato respeitado pelos grandes de seu tempo.
Os clássicos
Nos dez anos iniciais de sua carreira, Wells publicou praticamente toda a ficção científica e ensaios utópicos pelos quais é até hoje lembrado.
Legado de imagens e idéias
Perfeito tradutor das angústias do século XX, as idéias básicas de seus primeiros textos permeiam a literatura, o cinema e os estudos sociológicos sobre ciência.
No cinema
Entre Viagem à Lua e Guerra dos mundos, de Spielberg, são 103 anos de cinema e pelo menos 70 adaptações de seus livros mais importantes.
Visionário e profeta
A partir de 1907, o escritor resolve que só o ativismo pode mudar a sociedade e evitar o futuro que ele mesmo descreveu em seus livros. Começa a agir.
Wells multimídia
Cinema, internet, videogames, jogos de tabuleiro, modelos de armar, DVD e, claro, livros. Wells está em todo lugar, em todas as mídias que existem.