Chamada de Batalha do "Bulge", devido ao "bojo" criado na linha de frente pelo avanço alemão, foi a maior batalha terrestre no setor ocidental do teatro de guerra europeu. A luta durou seis semanas. No tempo frio de meados do inverno, mais de um milhão de homens lutaram, dos quais cerca de 600 mil alemães, 500 mil americanos e 55 mil britânicos. Se os alemães conseguissem capturar o porto de Antuérpia, o ruma da guerra na Europa talvez se alterasse bastante.
Com a ajuda de mapas especialmente elaborados, A Batalha de Bulge descreve a história dramática do primeiro dia da ofensiva, com um relato golpe a golpe das manobras que se desenrolaram. O livro começa com uma breve visão geral da campanha aliada desde os desembarques na Normandia, e em seguida examina os preparativos alemães para a ofensiva e as fracas posições defensivas aliadas.
Além disso, o livro descreve o ataque principal do Sexto Exército Panzer ao V Corpo dos Estados Unidos e a batalha que se seguiu com a 7° Divisão Blindada americana; o ataque mais bem-sucedido do Quinto Exército Panzer ao VIII Corpo dos Estados Unidos; e o efeito limitado do impulso mais fraco do Sétimo Exército alemão sobre o Rio Our, em Luxemburgo. O autor então relata a reação dos aliados, inclusive a lendária defesa da estratégica cidade de Bastogne pela 101° Divisão Aerotransportada, antes de concluir resumindo as consequências da batalha.
História Geral