Sob o sol a pino

Sob o sol a pino Ana Shitara


Compartilhe


Sob o sol a pino





Ao longo de quase um século, acompanhamos a história das mulheres da família Edo desde sua origem no Japão até a construção de sua identidade brasileira.
Cada personagem desse romance compõe um elenco que vai colaborando com essa construção complexa de quem migra e estampa no rosto a sua diferença e o seu estranhamento.
É preciso cem anos para gestar e trazer a luz a uma identidade nova, para saber-se quem se é.
“Sob o sol a pino” retrata e dá voz aos imigrantes e descendentes de japoneses, buscando, sobretudo, a representatividade das mulheres amarelas que aqui estão há tantos anos, ainda muitas vezes invisíveis e mal-compreendidas aos olhos do resto do país.
São travessias de amor, morte, resignação, luta e busca de identidade que, apesar de contextualizadas, se tornam universais, porque humanas.

Por meio de narrativas que acompanham essas mulheres em épocas diversas, o romance busca discutir assuntos que se unem sob a ótica da construção da identidade.
De uma identidade brasileira, nipo-brasileira, feminina e contemporânea.
A violência sexual e psicológica, a questão LGBTQIA+, a morte, o amor proibido, a luta contra a ditadura e a busca por sentido, pelo seu Ikigai, são alguns dos temas abordados.
Acompanhamos como cada uma dessas mulheres lidou e lutou contra as restrições impostas social e culturalmente, e como cada uma colaborou para o nascimento de uma nova geração.

Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Sob o sol a pino

Similares


Resenhas para Sob o sol a pino (1)

ver mais
Simplesmente perfeito
on 4/1/24


Assim como o personagem Tom, eu também queria ser japonesa quando era criança. Nascida em uma cidade com uma grande população de japoneses, cresci admirando os olhos amendoados e os lindos cabelos pretos e lisos das minhas amigas da escola. Na adolescência, minha melhor amiga era sansei. Aprendi muito sobre a língua e a cultura que eu sempre amei com ela, e mantive essa amizade até que seu falecimento repentino aconteceu. Dói até hoje. Ao ler a tocante obra da @a.n.ashitara, voltei ... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

100%

Carmo.leone
cadastrou em:
08/09/2023 19:23:10
Carmo.leone
editou em:
26/09/2023 11:19:24

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR