Sobre a Questão Judaica

Sobre a Questão Judaica Karl Marx


Compartilhe


Sobre a Questão Judaica (Coleção Marx-Engels #8º)


Inclui as cartas de Marx a Ruge publicadas nos Anais Franco-Alemães




Em um de seus mais notáveis livros, Sobre a questão judaica, Karl Marx realiza reflexões sobre as condições dos judeus alemães em meados do século XIX e estabelece propostas para a solução de suas questões concretas. Mais do que a análise de uma conjuntura específica, esta obra traduz a passagem definitiva de Marx para o materialismo histórico e o comunismo, se tornando assim uma leitura fundamental para a apropriação de seu legado.

Neste ensaio, Marx critica a teorização sobre a tentativa de emancipação política por parte dos judeus na Prússia realizada em dois estudos de autoria de outro jovem hegeliano, Bruno Bauer – cuja produção serve de base para Marx realizar sua própria análise dos direitos liberais. Publicado em Paris no ano de 1844, no único número dos Anais Franco-Alemães, o texto reflete sobre a incapacidade de Hegel para resolver a questão da relação da sociedade civil burguesa com o Estado.

A obra marca, assim, um momento crucial da mudança intelectual e política de Marx que desembocaria na sua teorização sobre a luta de classes e a revolução permanente. O livro reúne ainda cartas trocadas por Marx e Arnold Ruge, publicadas nos Anais, além de um prefácio e um ensaio do filósofo francês Daniel Bensaid, recentemente falecido, que atualizam a discussão a respeito da “questão judaica” e suas reflexões, discutindo com profundidade questões teóricas apontadas por Marx e também elucidando polêmicas, rejeitando por exemplo os vestígios de “anti-semitismo” ou “totalitarismo” encontrados por alguns nesta obra.

Direito / História Geral / Sociologia

Edições (1)

ver mais
Sobre a Questão Judaica

Similares

(42) ver mais
A Sagrada Família
Manuscritos Econômico-Filosóficos
Sobre o Suicídio
Para Entender O Capital

Resenhas para Sobre a Questão Judaica (13)

ver mais
on 7/4/20


Um livro fundamental para compreender a transição de pensamento e filosofia do Marx da transição do idealismo hegeliano para as bases do materialismo histórico e dialético. Críticas muito pertinentes à religião numa perspectiva política, ao Estado, à cidadania e os direitos humanos, assim como traça aspectos que nos permitem diferenciar os conceitos de emancipação política e emancipação humana.... leia mais

Vídeos Sobre a Questão Judaica (1)

ver mais
Por que marxistas falam de emancipação? | Na Raiz 33

Por que marxistas falam de emancipação? | Na


Estatísticas

Desejam63
Trocam1
Avaliações 4.1 / 179
5
ranking 44
44%
4
ranking 34
34%
3
ranking 18
18%
2
ranking 2
2%
1
ranking 2
2%

51%

49%

Vitor Joenk
cadastrou em:
04/05/2010 22:28:26
Raphael R. Almeida
editou em:
14/08/2019 10:29:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR