A teoria socialista já foi atacada diversas vezes por inúmeros autores ao longo da história. No entanto, nunca houve uma obra que a analisasse e a criticasse de maneira profunda e precisa, explicitando com clareza todos os problemas dessa ideia tão sedutora e perigosa. Bem, pelo menos até este livro.
Trazendo uma noção perceptível e essencial para a separação metodológica da observação a respeito do socialismo, o professor Mises analisa as nuances econômicas e sociais desse sistema fundamentalmente insustentável em comparação com seu rival, o capitalismo, a verdadeira democracia.
Na obra, ele também expõe sua mais famosa objeção à teoria socialista: o problema do cálculo econômico, deixando de brinde respostas ácidas, mas ainda assim refinadas, para as diversas, previsíveis, e risíveis, tentativas de refutação.
Longe de apenas demonstrar, mais uma vez, a impossibilidade do socialismo, Mises também faz objeções de cunho Freudiano — antes mesmo de Freud às desenvolver — tanto à teoria socialista quanto à metodologia e ideologia marxista.
Como se não bastasse, o autor não hesita em dar trabalho para as futuras gerações marxistas, prevendo as ramificações teóricas dessa corrente de pensamento e desprovando-as antes mesmo de saírem do berço.
Para aqueles que desejam esclarecimento acerca da verdadeira natureza e das reais consequências do socialismo, esta é uma leitura fundamental; e para os simpatizantes das ideias de Marx, um tanto angustiante, e portanto, ainda mais necessária.
Administração / Economia, Finanças / Filosofia / História Geral / Não-ficção / Política / Psicologia / Sociologia