Somente os povos fazem sua própria história é uma coletânea de 12 ensaios do economista marxista franco-egípcio Samir Amin (1931-2018), publicados originalmente pela revista Monthly Review, e com introdução do filósofo marxista indiano Aijaz Ahmad. Os textos selecionados, produzidos no período de 2000 a 2018, são análises do capitalismo contemporâneo calcadas em categorias marxistas com as quais compreendeu a relação histórica de dependência entre o Sul e o Norte, com fim do período colonial dos grandes impérios e a ascensão do imperialismo estadunidense. Nesta coletânea podemos perceber o olhar do marxismo árabe e muçulmano, com a incorporação de importantes referências como Frantz Fanon e Aimé Césaire, ampliando a compreenção do capitalismo a partir da perspectiva dos países da periferia.
Organizados em ordem cronológica, os ensaios trazem um importante aporte nos campos da economia política, da história e da cultura, para o entendimento de temas de grande relevância, como o capitalismo no século XXI e a transição ao socialismo, o aumento da pobreza mundial ao lado da acumulação do capital, a emergência do Islã político, o retorno do fascismo, a ascensão da China e seu impacto econômico e político no Norte global, e a atualização da vocação terceiro-mundista do marxismo.
Uma obra atual e fundamental para a releitura da tese marxista, fertilizada por Samir Amin: “Somente os povos fazem sua própria história”. Textos curtos e profundos para o estudo individual e coletivo, de estudantes, pesquisadores/as e professores/as de economia, ciências humanas, geopolítica, marxismo, e de militantes sociais.
Economia, Finanças / História / Política / Sociologia