Primeiro romance escrito pela premiada escritora franco-camaronesa Léonora Miano, Stardust nos envolve na vida árida de Louise, uma jovem migrante, mãe de uma bebê, em seu esforço de sobreviver na periferia de Paris. Longe dos estereótipos da Cidade Luz, o que vemos são a penumbra e a insalubridade dos abrigos para pessoas que vivem à margem, nos centros de reinserção e acolhimento, com suas mazelas e rudezas, imersas no racismo e no colonialismo. Neste romance, a solidão e a busca pela dignidade andam juntas em dormitórios coletivos e pelas ruas que não aparecem nos cartões-postais.
Stardust foi publicado pela primeira vez mais de vinte anos depois de escrito. Finalmente, é possível acompanhar o estado de apreensão e esperança de uma exilada africana em uma das mais importantes cidades do mundo.
"A história que Stardust conta está profundamente ancorada em nós. Ela é muito mais que um relato autobiográfico. É um mergulho no sentimento e no território de não pertencer. Um mapa por onde caminham aqueles e aquelas que não tiveram outra opção a não ser fazer das margens sua escola de vida e lugar de observatório do mundo."
– Eliana Alves Cruz
"Esta história contém as sementes dos temas favoritos da autora, incluindo o racismo e as cicatrizes da colonização."
– Le Nouvel Observateur
"Ao ler este livro, somos incapazes de respirar, ficamos presos num abrigo junto com as personagens. É um romance extremamente forte que descreve um mundo infelizmente real e desconhecido."
– 20 Minutes
Ficção / Literatura Estrangeira / Romance