O caminho à Terra Santa era uma peregrinação quase obrigatória a todo bom cristão. Mas o caminho era longo e repleto de perigos. Por isso, um nobre francês chamado Hugues de Pains e alguns cavaleiros ofereceram-se para proteger os peregrinos na Terra Santa. Por causa disso, eles ganharam do Rei Balduino um terreno nas proximidades do Templo do Rei Salomão. Em virtude dessa proximidade eles recebem o nome de Templários.
Em toda essa história da cristandade enhuma ordem militar-religiosa teve tanto poder e fama quanto os Templários. Eles eram respeitados até por seus inimigos, inclusive o grande Saladino. Por outro lado, eles acumularam terras e riquezas. Tudo isso atraiu a cobiça e a inveja de Felipe, o Belo. O rei plantajeneta faz subir ao papado Clemente V, com a condição de ele destruir os Templários, os quais estavam acima do poder de um reu, sujeitos apenas ao papa.
Desta forma, foram confiscadas as propriedades e mortos centenas de Templários. Quando o último Grão-mestre Templário morria na fogueira, lançou uma maldição sobre o Papa e Felipe. Ambos, em menos de dois anos, já estavam mortos. E juntamente com Felipe, o Belo, teve fim a dinastia dos plantajenetas.
Os Templários atuaram em várias cruzadas e na proteção da Terra Santa. Há quem diga que a Maçonaria teve origem nos Templários. Uma história intrigante e misteriosa. Vale a pena conferir!