Teu amigo certo

Teu amigo certo Keter Velho


Compartilhe


Teu amigo certo


Julio de Castilhos, correspondência inédita




As cartas escritas entre 1883 e 1886, mostram um líder em formação. Abrangem um período em que Castilhos contava de 23 a 26 anos, recém-chegado de São Paulo, onde se graduara em Direito. Lutava contra as dificuldades financeiras ao mesmo tempo em que ajudava a organizar o Partido Republicano Riograndense e preparava o lançamento do jornal A Federação – um dos mais importantes da imprensa gaúcha, precursor do atual Diário Oficial do Estado.

Muitos dos textos, destinados a familiares, amigos e correligionários, foram enviados sob pedidos expressos de sigilo – seja por revelarem a surpreendente penúria em que vivia ou negociações contraditórias para um dos mais célebres abolicionistas gaúchos. Em correspondências ao irmão Chiquinho (Francisco Prates de Castilhos), o advogado iniciante trata da tentativa de vender um escravo da família, Annibal. Ressalta a importância de manter o assunto em segredo: "Não faz ideia como tenho andado constrangido nesse negócio, apesar de ser ele diretamente tratado por um corretor, que é ao mesmo empregado do meu escritório. Tenho receio dos maldizentes e dos jornais, que estão todos muito abolicionistas".

História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
Teu amigo certo

Similares

(8) ver mais
João Francisco - A Hiena do Cati
Gaspar Silveira Martins
São Paulo in the Brazilian Federation, 1889-1937
O Positivismo no Brasil: 200 Anos de Augusto Comte

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Roberto Schmitt-Prym
cadastrou em:
30/06/2015 14:33:49

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR