Todas as cartas

Todas as cartas Clarice Lispector


Compartilhe


Todas as cartas


Edição ampliada




Edição ampliada com novas cartas e ensaio inédito do professor Carlos Mendes de Sousa, considerado um dos maiores especialistas mundiais na obra de Clarice Lispector.

A publicação da correspondência dos grandes escritores não tem caráter de mera curiosidade ou de subsídio para pesquisadores e historiadores, constituindo-se em um importante acontecimento literário, pois o autor verdadeiramente brilhante não perde a inspiração, o lirismo e o humor ao escrever cartas, que chegam a ser tão fascinantes e criativas quanto seus próprios livros.

Não é de se estranhar, portanto, que a reunião da correspondência completa de escritores de talento faça sucesso desde sempre. Clarice Lispector, como se poderá constatar neste Todas as cartas, também figura neste conjunto de livros de correspondência com o comovente Cartas perto do coração, que reproduz as missivas que trocou com seu amigo Fernando Sabino, assim como com as coletâneas de suas próprias cartas, Correspondências e Minhas queridas.

A presente reunião da correspondência de Clarice está certamente destinada a se tornar uma obra de referência para críticos e estudiosos e uma obra cult para sua legião de leitores, além do puro prazer da leitura descompromissada. Isso porque, ao mesmo tempo em que nos descortina aspectos pessoais familiares, de amizades e profissionais, revela muito da gênese dos seus livros, graças aos comentários a esse respeito que ela fazia com as irmãs e os colegas do meio literário. Como se casou muito cedo com o colega da faculdade nacional de direito (hoje UFRJ), o diplomata Maury Gurgel Valente, Clarice viveu a maior parte das décadas de 1940 e 1950 no exterior, de modo que escreveu bastante neste período tanto para manter o afeto da família e dos amigos que deixara no Brasil quanto para tratar da publicação dos seus livros. Isso apesar de afirmar que “não sabia escrever cartas”, já que fugia das descrições características das missivas de viagem. Sorte nossa, pois dessa forma suas cartas são tão interessantes quanto o resto de sua produção escrita: um convite à reflexão e um espelho de uma alma em permanente indagação sobre a condição humana.

Literatura Brasileira / Não-ficção

Edições (2)

ver mais
Todas as cartas
Todas as cartas

Similares

(13) ver mais
Clarice na cabeceira
Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres
Histórias Extraordinárias
A bela e a fera

Resenhas para Todas as cartas (43)

ver mais
Clarice, um vendaval de inspirações
on 30/12/23


Não sou capaz de mencionar a quantidade de coisas boas que senti lendo a correspondência de Clarice. Me parece que somente depois dessa leitura posso dizer que sou minimamente alfabetizado na arte da empatia, se é que isso faz algum sentido. Tantos parágrafos me surpreenderam, eu poderia perder meses de vida lendo e relendo eles. A única coisa que me veio à cabeça ao terminar esse livro, foi a carta endereçada a Fernando Sabino, dizendo como Clarice gostaria que ele fosse mais poupado ... leia mais

Estatísticas

Desejam294
Trocam1
Avaliações 4.7 / 215
5
ranking 83
83%
4
ranking 13
13%
3
ranking 3
3%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

16%

84%

Ariela
cadastrou em:
04/09/2023 08:54:25
Ariela
editou em:
04/09/2023 08:54:36

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR