Tolices Brilhantes

Tolices Brilhantes Mario Livio


Compartilhe


Tolices Brilhantes


de Darwin a Einstein, os grandes erros dos maiores cientistas




Um passeio único pelo mundo da ciência e das realizações cientificas.

O processo científico avança por meio de erros, o que faz deles, portanto, peças essenciais para o progresso. Charles Darwin, William Thomson (Lord Kelvin), Linus Pauling, Fred Hoyle e Albert Einstein eram cientistas incríveis e deram contribuições brilhantes em suas áreas, mas deram também suas mancadas. A teoria da seleção natural de Darwin não deveria ter funcionado; Lord Kelvin cometeu um erro absurdo em seu cálculo da idade da Terra; Pauling construiu, com pressa, um modelo errado de DNA; Hoyle descartou a ideia da origem do universo através do que se chamou ironicamente de “Big Bang”; e Einstein fez especulações incorretas sobre as forças que mantêm o universo em equilíbrio.
Tolices brilhantes é um exame revelador da psicologia de cinco cientistas fascinantes que, apesar de seus erros, expandiram nosso conhecimento sobre a vida na Terra e sobre a evolução do planeta e do universo.

Não-ficção

Edições (1)

ver mais
Tolices Brilhantes

Similares

(1) ver mais
Rivalidades produtivas

Resenhas para Tolices Brilhantes (2)

ver mais
Resenha para o blog Pétalas de Liberdade

Em "Tolices Brilhantes", o autor Mario Livio se propõe a falar sobre os maiores erros dos grandes cientistas, mesmo que eles fossem considerados gênios e tenham acertado muito, também erraram "feio" em alguns pontos. A teoria da evolução das espécies de Charles Darwin necessitava de alguns conhecimentos sobre genética descobertos por Mendel e seus experimentos com ervilhas (dois assuntos que, acredito eu, todos estudam na escola), e um elemento importante não foi solucionado corret... leia mais

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.2 / 11
5
ranking 45
45%
4
ranking 55
55%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

50%

50%

Daiane
cadastrou em:
07/04/2017 17:07:17