Publicado pela primeira vez em 1877, Três contos reúne alguns dos textos mais celebrados de Gustave Flaubert (1821- 1880). Um coração simples passa-se na Normandia, terra natal do escritor, e conta a comovente trajetória da solitária criada Félicité. Em A lenda de São Julião Hospitaleiro domina o clima de conto de fadas medieval, e o tema é a violência e a religiosidade de um jovem caçador e parricida. E, em Herodíade, o autor recua ainda mais no tempo, para o início da Era Cristã, e mostra um profeta que é objeto da ira de judeus e romanos, e do amor de homens e mulheres.
Este passeio compassivo e ficcional de Flaubert ao longo da história da humanidade foi escrito em um período difícil da sua vida. Instigado pela romancista e amiga George Sand, escreveu Um coração simples após a morte de Louise Colet, sua amante, em 1876. Já a redação do segundo conto foi iniciada ainda em 1875, quando o autor estava às voltas com a escrita de Bouvard e Pécuchet – que permaneceu inacabado. E, finalmente, em 1877, concluiu seu tríptico com Herodíade.
Três contos é uma bela amostra da capacidade do autor de retratar com riqueza psicológica os personagens mais distintos. Característica levada ao ápice em sua obra-prima, Madame Bovary, também publicada na Coleção L&PM Pocket.
Contos / Ficção / Literatura Estrangeira