Em Ubuntu todos os dias, a escritora e ativista Mungi Ngomane ensina um jeito revolucionário de existir no mundo, compreendê-lo e viver melhor através da crença em um vínculo universal traduzida na frase: Eu sou apenas porque nós somos.
Ubuntu, uma pequena palavra que contém uma grande ideia: “Uma pessoa só é uma pessoa por meio de outras pessoas.” Ensinamentos, provérbios, idiomas, convivência, relações ― somos impactados por todo tipo de conhecimento e interação e impactamos uns aos outros em toda nossa potência. Em Ubuntu todos os dias, aprendemos que sentimos ubuntu quando nos conectamos aos nossos semelhantes e compartilhamos um senso de benevolência; quando ouvimos com atenção e experimentamos um vínculo emocional; quando tratamos a nós mesmos e aos outros com a dignidade merecida.
Como neta do arcebispo Desmond Tutu ― vencedor do Prêmio Nobel da Paz e ativista pelo fim do apartheid que assina o Prefácio da obra ―, Mungi Ngomane aprendeu desde cedo a teoria e a prática do ubuntu. Em Ubuntu todos os dias, a autora repassa esses ensinamentos ancestrais em 14 lições baseadas na cultura da África do Sul, conhecida como a Nação Arco-Íris. Com essa leitura, é possível aprender que o exercício consciente e constante dessa filosofia conduz à superação das diferenças e coexistência harmoniosa, tanto no núcleo familiar como em comunidade. Ao abraçar a filosofia ubuntu e vivê-la no cotidiano, é possível ultrapassar qualquer tipo de segregação, encontrando força na unidade, e construir um mundo no qual os sábios erguem pontes, não muros.
Com uma escrita fluida, Ubuntu todos os dias traz reflexões e exercícios acessíveis para o reconhecimento de comportamentos nocivos, e apresenta formas para se projetar metas possíveis e criar um diário de sua jornada. Este é um guia inspirador que ampliará sua visão a respeito de si e das demais pessoas, a fim de partilhar o conforto, a satisfação e a experiência de pertencimento tão almejados.
“Esta obra abrirá seus olhos, sua mente e seu coração para um modo de existir capaz de transformar o mundo em um lugar melhor e mais amoroso.” – Arcebispo Desmond Tutu
Autoajuda / Filosofia