Em 22 de julho de 2011, Anders Behring Breivik matou 77 noruegueses em um atentado terrorista que chocou o mundo. Muitas vítimas eram adolescentes ou estavam no começo da vida adulta. O mundo, perplexo, viu surgirem as perguntas inevitáveis: como isso pôde acontecer? Por quê? E quem era Anders Breivik?
Coube a Åsne Seierstad buscar as respostas. Correspondente internacional premiada, ela passou anos escrevendo sobre as pessoas envolvidas em conflitos violentos ao redor do mundo. Neste livro, pela primeira vez, dedica-se a reportar o terror dentro do seu próprio país.
Baseado em entrevistas e depoimentos exclusivos e reveladores, Um de nós é o relato definitivo - reportagem de fôlego - sobre o massacre e o julgamento que se seguiu. De um lado, o retrato do assassino: criado em um ambiente conturbado, tornou-se um adulto isolado, excêntrico, medíocre e fantasioso. Do outro, jovens fascinantes e talentosos, como Simon, Saebo e Bano Rashid, ansiosos por contribuir para a mudança da sociedade em que viviam. A colisão entre os dois lados foi fatal, e as consequências afetariam a Noruega de forma dramática.
Essencial, intenso e devastador, Um de nós é a história de uma tragédia e um estudo sobre o homem que a perpetuou. Mas é também uma narrativa sobre o conflito entre sociedade e isolamento, esperança e rejeição, amor e intolerância - e um memorial poderoso a todos que perderam suas vidas naquele dia.
Literatura Estrangeira