Um dia vou escrever sobre este lugar

Um dia vou escrever sobre este lugar Binyavanga Wainaina


Compartilhe


Um dia vou escrever sobre este lugar





Fascinado pelas diversas linguagens humanas, de palavras ao corpo, Binyavanga descreve em Um dia vou escrever sobre este lugar as diversas nuances e facetas de uma África gigante, complexa, mal compreendida, presenteando os leitores com histórias, acontecimentos e anedotas contadas com um olhar de dentro que não se pauta pelo externo, que não quer acomodar visões e conceitos restritos sobre África, mas, sim, explodi-los, para dar lugar a uma rica constelação de pessoas, impressões, línguas, costumes e situações, utilizando a própria vida, seus percalços, sua história para afogar ideias pré-concebidas e constantemente disseminadas sobre o continente africano.

A edição da Kapulana contém, ainda, o que o autor considera como um “capítulo perdido” de suas memórias, chamado “Mãe, eu sou homossexual”, publicado em 2014, três anos após o livro original. No texto, Binyavanga reinventa como teriam sido os últimos momentos de vida de sua mãe se ele tivesse viajado até o Quênia para estar com ela, e lhe contado que é um homem gay. Com muita sensibilidade, ele nos apresenta uma vida de autoconsciência mas, também, de restrição, devido ao medo, à vergonha e a profundas amarras culturais.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Um dia vou escrever sobre este lugar

Similares

(1) ver mais
O caso Meursault

Resenhas para Um dia vou escrever sobre este lugar (3)

ver mais
on 31/8/20


Confuso no início, mas como todo livro de origem africana: apaixonante! Lindas, coloridas e ricas memórias.... leia mais

Estatísticas

Desejam48
Trocam1
Avaliações 3.9 / 26
5
ranking 38
38%
4
ranking 35
35%
3
ranking 23
23%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Carolina Salles
cadastrou em:
05/11/2018 13:11:31