Uma mulher sem importância

Uma mulher sem importância Sonia Purnell


Compartilhe


Uma mulher sem importância


A história secreta da espiã americana mais perigosa da Segunda Guerra Mundial




A vida cinematográfica da maior espiã da Segunda Guerra Mundial

Em 1942, a Gestapo, polícia secreta nazista, enviou uma mensagem urgente: “Ela é a mais perigosa de todos os espiões aliados. Devemos encontrá-la e destruí-la.” O alvo era Virginia Hall, uma socialite americana que se transformou em espiã do Ministério da Guerra britânico e, posteriormente, dos Estados Unidos. Chamada pelos alemães de A dama que manca, Virginia, que possuía uma prótese de madeira na perna esquerda, nunca foi capturada por eles. Para enganá-los, usava maquiagem, peruca e outros subterfúgios tipicamente femininos.

Uma mulher sem importância conta a história dessa que foi a mulher civil mais condecorada no final da Segunda Guerra Mundial. E com a razão: ela treinou células de resistência que realizaram sabotagem de guerrilha como explodir pontes e até mesmo descarrilar um trem de carga. Hall também ajudou a preparar o terreno para que as forças aliadas invadissem a Normandia e a Provença. Segundo estimativas, ela e sua equipe capturaram quinhentos oficiais alemães e mataram outros 150.

Além de ter estabelecido uma vasta rede de espionagem em toda a França, Virginia Hall também convenceu oficiais britânicos e militares a enviar outras mulheres como espiãs durante a guerra. Até hoje, a CIA usa táticas de espionagem desenvolvidas por ela.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Geografia / História

Edições (1)

ver mais
Uma mulher sem importância

Similares

(11) ver mais
A História da Espionagem
Histórias não (ou mal) contadas - Segunda Guerra Mundial
Os rebeldes contra Hitler
Histórias Desconhecidas da II Guerra Mundial

Resenhas para Uma mulher sem importância (1)

ver mais
Fascinante
on 12/7/23


Esse é um livro de história. É uma interessante biografia sobre a mulher que mudou o rumo da segunda guerra mundial na França. Um dos pontos mais importantes, é que descobrimos que a resistência francesa não é como é mostrada nos filmes. Era algo muito mais complexo.... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.8 / 13
5
ranking 64
64%
4
ranking 36
36%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Ve
cadastrou em:
05/01/2021 17:21:45
Jim
editou em:
20/03/2021 22:11:22

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR