Um jovem mecânico, tragado por disputas familiares no sertão nordestino, é preso injustamente e resolve deixar a vida pacata para se vingar dos inimigos e criar uma das quadrilhas de assaltantes mais perigosas da região.
A descrição que lembra um thriller, ou mesmo um faroeste, é um dos resumos possíveis para a vida de José Valdetário Benevides, o Valdetário Carneiro, retratada na biografia escrita pelos jornalistas Rafael Barbosa e Paulo Nascimento.
O livro passa por toda a história de Valdetário e de sua família, os Benevides Carneiro, baseada na cidade de Caraúbas, no interior do Rio Grande do Norte. Com um texto essencialmente jornalístico, amparado em várias entrevistas, pesquisas em arquivos e processos judiciais, a dupla narra os crimes e apresenta as contradições da vida de Valdetário, que por muitos era tido como um homem pacato e por vários outros, um criminoso impiedoso.
Esta edição de Valdetário Carneiro: A essência da bala, exclusivamente no formato digital, conta com a ilustração de Shiko na capa e prefácios de Xico Sá e Emanoel Barreto. O livro-reportagem traz ainda um epílogo escrito pelos autores depois de revisitarem a obra anos mais tarde.
“O que Valdetário resgata do ciclo dos cangaceiros? Como um pacato mecânico de carros velhos e sucatas se torna um assaltante e matador a sangue frio? Essa é uma das riquezas deste livro, que não se prende apenas à 'lenda Valdetário', investiga as origens familiares e geográficas, o contexto social e os aspectos 'humanos, demasiadamente humanos' do personagem. Retalho a retalho, monta a coberta como em um roteiro certeiro de um seriado de suspense.” - Xico Sá
Biografia, Autobiografia, Memórias / Crime / Literatura Brasileira