O que aconteceria se você tivesse apenas um ano para salvar tudo o que ama?
Anos após o desfecho do filme Valente, a princesa Merida de DunBroch precisa de uma mudança. Por mais que ame sua família ― o brincalhão rei Fergus, a respeitável rainha Elinor e os travessos trigêmeos ― e seu reino pacífico, ela está farta da letargia. Todos os dias são sempre iguais. Merida anseia por aventuras, propósitos, desafios e, quem sabe um dia, até amor.
Mas a impetuosa princesa jamais imaginaria que sua inquietação traria à tona a presença de Feradach, um ser misterioso e sobrenatural encarregado de extirpar tudo o que há de podre e estagnado. O deus aparece em DunBroch na véspera de Natal, determinado a demolir o reino ― e todos que lá vivem. Apenas a intervenção de Cailleach, uma antiga deusa da criação, dá a Merida uma pitada de esperança: ela poderá convencer a família a mudar dentro de um ano ― ou terá de arcar com consequências perpétuas.
Sob o olhar atento dos deuses, Merida lidera uma série de jornadas épicas a reinos vizinhos e distantes em uma tentativa de incitar a mudança no âmbito familiar. No entanto, em sua ânsia de salvar todos aqueles que ama da ruína, Merida talvez tenha deixado de lado o membro mais estagnado do clã DunBroch ― ela mesma.
Fantasia / Ficção / Jovem adulto / Literatura Estrangeira