Viagem ao Centro Da Terra é um livro de ficção científica, de autoria do escritor francês Júlio Verne, e é considerado um dos clássicos do gênero. Uma obra que leva o leitor dentro de uma emocionante aventura narrada em primeira pessoa por Axel, um garoto que participa do percurso ao centro da terra. O volume é um exemplo de como um escritor pode transitar pelo real e pelo ficcional de forma muito bem estruturada e, com isso, deixar solto para o leitor pensar no que pode acontecer na realidade.
A história começa numa pequena casa em um velho e tradicional bairro de Hamburgo. O jovem Axel, tímido e inseguro, trabalha com seu tio, o irascível professor Lidenbrock, geólogo, e sua discípula, a eficiência Graüben.
Ao decifrar o enigma de um velho pergaminho, o professor Lidenbrock e seu sobrinho, o jovem Áxel, deparam-se com um fascinante desafio: a possibilidade de chegar ao centro da Terra seguindo o relato de um cientista do século XII. Vencida a resistência do rapaz — que considerou a ideia “pura imaginação” —, os dois partem para o vulcão Sneffels, na remota ilha da Islândia, onde deveria ser iniciada a expedição. Nas entranhas do adormecido vulcão, Lidenbrock, Áxel e o guia local penetram em uma viagem através dos tempos, permeando universos há muito extintos e outros que só a imaginação pode criar.
Júlio Verne é o precursor da ficção científica. Viagem ao Centro da Terra retrata um mundo desconhecido aos homens da época, visitando regiões misteriosas do centro da Terra. Este romance de aventuras traz mistério, conhecimento geográfico e cultural.
Em seus livros, Julio Verne fez previsões sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e a viagem à Lua. É um dos escritores com mais obras traduzidas em toda história, chegando a 148 idiomas diferentes, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.
Aventura / Ficção científica / Literatura Estrangeira