Viagem ao Crepúsculo

Viagem ao Crepúsculo Samarone Lima


Compartilhe


Viagem ao Crepúsculo





No final de 2007, o jornalista Samarone Lima pediu licença do trabalho, comprou passagens para Havana, e viajou com um único objetivo - conhecer de perto a vida real dos cubanos. Para isso, evitou hotéis, se hospedou nas casas dos cubanos mais simples, onde ganhou amigos e confidentes. Aos poucos, diversos relatos se transformaram num imenso mosaico sobre a vida na ilha, após 50 anos de um fechado Regime Comunista.



De vendedores do Granma, jornal oficial do Partido Comunista, a artistas, de aposentados a funcionários da saúde. Da esforçada vendedora do mercado negro de alimentos à máfia para a compra e de passagens de trem e ônibus. Todos contaram suas histórias, registradas somente à noite, para não chamar a atenção do regime cubano.



Poucos dias depois do retorno ao Brasil, Samarone foi surpreendido com a renúncia de Fide Castro. Novamente, os olhos do mundo se voltaram para a mais famosa ilha do Caribe.



O panorama destes encontros, repleto de emoção, numa narrativa de tirar o fôlego, está no livro “Viagem ao crepúsculo”, publicado pela editora Casa das Musas.



Mesmo sendo autor de dois livros-reportagem (“Zé”, Mazza Edições, 1998 e “Clamor”, Objetiva, 2003), Samarone preferiu abdicar das regras clássicas do jornalismo. Não agendou entrevistas, não procurou grupos pró ou contra a revolução, não se guiou por uma pauta prévia. Mais que isso, não fez perguntas aos cubanos. Preferiu escutar, observar e registrar. Cada dia em Cuba, se tornou uma grande aventura.

O livro, com 294 páginas, narra a preparação da viagem, a chegada a Havana, as descobertas e impasses, e leva o leitor a uma viagem pelas casas e ruas de Havana, seus labirintos e perigos, suas tristezas e esperanças, chegando até Camagüey, no interior do país. Um retrato fiel dos últimos dias de Cuba sob o comando de Fidel. Uma verdadeira viagem ao crepúsculo.

Edições (2)

ver mais
Viagem ao Crepúsculo
Viagem ao Crepúsculo

Similares


Resenhas para Viagem ao Crepúsculo (2)

ver mais
on 4/4/21


Melancolia e tristeza. O autor traz em formato de diário relatos do país, claramente decepcionado por não ser o que idealizava, mas sim um país muito pobre como tantos outros, além de problemas relativos ao sistema político. Senti falta de fotos no livro, que cairiam muito bem.... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 4.3 / 35
5
ranking 47
47%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

36%

64%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR