Viagem ao Nordeste brasileiro (1928-29), álbum de fotografias, nos traz um material inédito do ilustre escritor poeta que tanto se dedicou a estudar e escrever sobre a alma do povo brasileiro.
Entre os bens deixados por Mário de Andrade, grande parte depositados no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP), encontra-se um álbum de fotografias montado por ele. Um álbum daqueles antigos, folhas grossas com papel de seda com desenhos de teia de aranha e as fotos presas por cantoneiras de papel. São 25 fotografias originais tiradas por MA, selecionadas e ordenadas ao gosto dele, para que, por que, para quem? Nada sabemos. Sobre esse material, que não traz legendas nem qualquer referência de sua intenção, juntamos excertos de crônicas do escritor, publicadas na coluna “O Turista Aprendiz” no jornal Diário Nacional, de São Paulo, e outras imagens da viagem que o poeta realizou para pesquisar a cultura do Nordeste. Contextualizando o material, comparecem textos de Telê Ancona Lopez, Cristiano Mascaro, Luiz Bargmann e Carlos Augusto Calil.
O livro contou com o apoio do IEB-USP e do PROAC direto 2021 e é uma edição independente de Luiz Bargmann. Será distribuído gratuitamente para instituições de acesso público, universidade, bibliotecas e centros culturais de todo o Brasil e está disponível para download no site do IEB.
Artes / Fotografia / História do Brasil