Ao contar aqui, pela primeira vez, a história de sua vida, reconstituída a partir dos acontecimentos históricos que marcaram a humanidade nos últimos oitenta anos, Papa Francisco partilha as origens das ideias que muitos consideram audaciosas e que distinguem seu pontificado: as declarações corajosas contra a pobreza e a destruição do meio ambiente, as exortações aos líderes mundiais para traçarem um caminho diferente em questões como o diálogo entre os povos, a corrida armamentista e a luta contra as desigualdades.
Desde a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939 – quando o Pontífice tinha quase três anos – até aos dias de hoje, Jorge Mario Bergoglio pega os leitores pela mão e os conduz ao longo de uma extraordinária viagem através das décadas. A voz do Papa, com suas memórias muito pessoais, alterna-se com a de um narrador que reconstrói o cenário em que elas ocorreram.
Nas palavras do Pontífice: “Vida vem à luz para que, especialmente os mais jovens, possam ouvir a voz de um idoso e refletir sobre o que o nosso planeta viveu, para não repetir os erros do passado. Pensemos, por exemplo, nas guerras que assolaram e ainda assolam o mundo. Pensemos nos genocídios, nas perseguições, no ódio entre irmãos e irmãs de religiões diferentes! Quanta dor! Depois de atingirmos certa idade é importante, até para nós mesmos, reabrir o livro das memórias e lembrar: para aprender olhando para trás no tempo, encontrar as coisas ruins, as tóxicas que vivemos junto com os pecados cometidos, mas também para reviver tudo de bom que Deus nos enviou. É um exercício de discernimento que todos devemos fazer, antes que seja tarde!”.
Biografia, Autobiografia, Memórias / Literatura Estrangeira