Vínculo fantasma, da psicóloga e professora da Casa do Saber Tatiana Paranaguá, desvenda os mistérios por trás dos vínculos voláteis modernos, através de uma linguagem acessível e de relatos do cotidiano.
Saber identificar se o seu parceiro está comprometido afetivamente no relacionamento, principalmente quando se trata de algo recente, pode ser desafiador. Muitos acreditam estar seguros na relação, mas acabam sendo surpreendidos pelo desaparecimento repentino da pessoa amada, o que pode acarretar uma sensação devastadora de culpa e vazio.
Atualmente, é cada vez mais comum se deparar com relatos de relacionamentos interrompidos sem nenhuma explicação, deixando a pessoa que sofre o abandono com sequelas psicológicas profundas. Os chamados “fantasmas”, quando percebem um aumento no convívio e na intimidade, desaparecem ser dar nenhum sinal, muitas vezes culpando a vítima por uma possível falha na comunicação.
O conceito do vínculo fantasma exemplifica o fenômeno que ganha cada vez mais força na sociedade atual, a chamada “epidemia da imaturidade”, ou seja, a redução das relações a meras vivências pueris, em que as pessoas fogem das responsabilidades no momento em que elas se tornam concretas e, consequentemente, acabam deixando um rastro de decepção, culpa e frustrações por onde passam.
Tatiana Paranaguá, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, onde fez parte do corpo docente por dezessete anos, e professora da Casa do Saber, desvenda a figura moderna do fantasma – o indivíduo que não se enraíza e está sempre em busca de uma nova experiência – por meio de casos cotidianos e da psicologia analítica, com uma linguagem acessível e orientações práticas que ajudam a entender a complexidade das relações humanas e a importância da empatia e do diálogo na construção de vínculos saudáveis e duradouros.
Autoajuda / Psicologia