Todas as marinhas de guerra tinham ordem para abater o monstro… Mas, como a água entre os dedos da mão que se aperta para a reter, assim ele escapava a todas as perseguições, ora navegando a velocidades incríveis à superfície das águas, ora desaparecendo num ápice tragado pelas voragens do abismo…
Era o NAUTILUS – o primeiro submarino, que nunca existiu senão na fantasia de um homem…
A bordo dele, o estranho capitão Nemo reina sobre as profundezas do mar como senhor absoluto dum reino mais vasto que todos os impérios, mais ricos que todos os tesouros, mais belo que tudo quanto se pode imaginar. E sobretudo, tão oculto e inacessível que nunca os olhos do homem seu inimigo o poderiam macular com a sua cobiça. Um prodígio de imaginação! Um clássico da Literatura Universal e da Ficção Científica.
O romancista francês Júlio Verne conseguiu "profetizar" muitos avanços científicos - o submarino, a televisão, viagens espaciais. Recebeu, com justiça, o título de criador da ficção científica. Embora a obra de Verne se dirigisse basicamente a um público juvenil e popular, a crítica moderna realça a enigmática beleza de muitos de seus romances. Curiosamente, Verne nunca saiu da França, embora seus relatos narrassem, com incrível exatidão, as mais distantes regiões do planeta. Ele uniu ao vigor narrativo sua convicção no progresso da Humanidade.
====
https://showlivros.wordpress.com/coleccoes/literatura/bolso-europa-america/
Aventura