Neste novo romance, Tracy Chevalier foca sua história na cidade de Londres do século 18 e na vizinhança onde vive o pintor, poeta e visionário William Blake. No livro, o artista explora o estado de inocência e experiência dos personagens, tema de sua obra-prima, Canções da Experiência e da Inocência.
A história é contada a partir da perspectiva de alguns vizinhos, em especial, duas famílias, uma que chegou recentemente do interior - que representa a inocência - e outra já costumada com a vida em Londres - que representa a experiência.
Após a trágica morte de um dos filhos, os Kellaway abandonam a pacata e provinciana Dorset para se estabelecerem na capital, em pleno terror antijacobino. O patriarca, Thomas Kellaway, consegue trabalho como carpinteiro do circo do excêntrico e poderoso Philip Astley, cujos espetáculos causam furor enorme na sociedade.
Logo no início, Jem Kellaway e sua irmã, Maisie, encantam-se com a esperta e fogosa Maggie Butterfield. Uma surpreendente amizade nasce entre eles enquanto se aproximam do vizinho William Blake. Com o tempo, os três começam a frequentar o jardim do artista, que não tenta influenciá-los com seus ideais políticos, mas sim, incentivá-los a ler e entender poesia.
Porém, tudo muda quando os ideais da Revolução Francesa cruzam o Canal da Mancha, chegando à Inglaterra, e os monarquistas começam a desconfiar da visão um tanto quanto avançada de William Blake sobre liberdade, igualdade e fraternidade.
Viva Chama é o quinto romance de Tracy Chevalier publicado no Brasil. Anteriormente foram lançados Anjos caídos, A dama e o unicórnio, O azul da virgem e o megassucesso Moça com o brinco de pérola, todos pela Bertrand Brasil.