Você pode acreditar que é um ser racional cujas decisões são baseadas em lógica fria e imparcial. Mas aqui está a verdade: você não é tão esperto. É tão iludido quanto o resto da humanidade. Você não é tão esperto quanto pensa revela 48 mentiras que contamos a nós mesmos constantemente.
Ao olhar para essas mentiras, este livro responde a questões como: Por que parece que não conseguimos romper com maus hábitos? Por que os projetos em grupo são sempre complicados? E por que é tão difícil superar as primeiras impressões? Cada capítulo é como um curso de psicologia que nos estimula a repensar nossas decisões de forma inteligente e bem-humorada.
O equívoco: Você sabe quando está mentindo para si mesmo.
A verdade: Você ignora suas motivações frequentemente e cria narrativas fictícias para explicar suas decisões, emoções e histórias sem perceber.
O equívoco: Suas opiniões são o resultado de anos de análise racional e objetiva.
A verdade: Suas opiniões são o resultado de anos em que você prestou atenção a informações que confirmavam o que você acreditava, enquanto ignorava informações que desafiavam suas noções preconcebidas.
O equívoco: Depois que você aprende algo novo, lembra-se de como já foi ignorante ou esteve errado.
A verdade: Você geralmente olha para as coisas que acabou de aprender e assume que já sabia ou acreditava nelas o tempo todo.
Não-ficção / Psicologia