Neste livro, a psicóloga e escritora norte-americana Kate Kaufmann propõe uma discussão aberta sobre o que esperar quando você NÃO está esperando um filho (nem vai estar).
Nesse livro ao mesmo tempo informativo, franco, corajoso e acolhedor, Kate Kaufmann oferece um guia para as mulheres que não tiveram nem vão ter filhos e afirma que é possível, sim, ter uma vida feliz, plena e realizada, mesmo sem deixar descendentes.
Se no passado, vários estigmas recaíam sobre a mulher que não procriou, seja por circunstâncias ou por opção, hoje é possível falar sobre o assunto com franqueza e sem traumas. Através de relatos pessoais, coletados em entrevistas realizadas pela própria autora, e dados de pesquisas feitas ao redor do mundo, a autora mostra que a vida de mulheres sem filhos está saindo das sombras e se apresentando até como uma opção possível.
Kate teve que reconstruir a própria identidade ao abandonar os caros, dolorosos e, no caso dela, como também no de tantas outras mulheres, infrutíferos tratamentos para engravidar. A obra oferece uma “conversa entre amigas”, um verdadeiro mapeamento de todas as reflexões e sentimentos envolvidos na tomada dessa decisão e também dos preconceitos que ainda podem ser enfrentados.
As questões que recaem sobre aquelas que não procriam são tratadas de forma ampla e sem filtros, abordando inclusive como administrar o envelhecimento e os cuidados com a saúde no fim da vida, se você não tem para quem delegar isso.
Você tem filhos? ajuda a tornar visíveis outros modelos de vida e de família possíveis para as mulheres que, por séculos, foram julgadas pela sua capacidade procriativa e oprimidas pela falta dela ou pelo desejo de fazer outras opções para si mesmas.
Se você não está esperando, não vai estar nem quer estar, ou conhece alguém que está passando por essa experiência, precisa ler este livro.
Literatura Estrangeira / Não-ficção