A cidade ilhada

A cidade ilhada Milton Hatoum


Compartilhe


A cidade ilhada





Nos contos breves de A cidade ilhada, Milton Hatoum lança seus personagens num vaivém incessante e vertiginoso, vivido ou apenas imaginado, entre Paris e Bangcoc, Barcelona e Berkeley, em meio a desencontros, exílios, fantasmas da família e da província.

Relances da experiência vivida, recolhidos em tramas brevíssimas, de dicção enxuta em que tudo ganha nitidez máxima e máximo poder de iluminação - assim são as histórias que Milton Hatoum reuniu em seu primeiro volume de contos, A cidade ilhada.

As sementes das histórias de Hatoum não poderiam ser mais diversas: a primeira visita a um bordel em "Varandas da Eva"; uma passagem de Euclides da Cunha em "Uma carta de Bancroft"; a vida de exilados em "Bárbara no inverno" ou "Encontros na península"; o amor platônico por uma inglesinha em "Uma estrangeira da nossa rua". Com mão discreta e madura, Hatoum trabalha esses fragmentos da memória até que adquiram outro caráter: frutos do acaso e da biografia pessoal, eles afinal se mostram como imagens exemplares do curso de nossos desejos e fracassos.

Desejos e fracassos, aliás, respondem pela rede subterrânea que amarra os contos de A cidade ilhada. Se o desejo, a literatura ou a viagem levam os personagens a expandir o raio de sua ação e a transpor as barreiras da infância e da moral, da classe e da província, estes mesmos elementos não se dão por vencidos e, mais cedo ou mais tarde, recaem sobre os heróis como uma fatalidade que os traz de volta a um centro imóvel: "para onde vou, Manaus me persegue".

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
A cidade ilhada
A Cidade Ilhada
A cidade ilhada
A cidade ilhada

Similares

(10) ver mais
As Águas Não São Mais Estas
A tragédia brasileira
Um solitário à espreita

Resenhas para A cidade ilhada (53)

ver mais
Contos muito interessantes
on 27/3/22


A Cidade Ilhada é um livro de contos onde Milton Hatoum entrega narrativas muito interessantes utilizando vários cenários manauaras, o que me fez sentir vontade de voltar a Manaus. Os contos que mais me encantaram foram: Varandas da Eva; Manaus, Bombaim, Palo Alto; Bárbara no inverno (que me surpreendeu bastante no final); Encontros na Península; sendo Varandas da Eva o mais emocionante. Alguns contos são divertidos e outros tristes, com foco na realidade diária do povo, como é o caso... leia mais

Estatísticas

Desejam80
Trocam9
Avaliações 3.7 / 641
5
ranking 22
22%
4
ranking 41
41%
3
ranking 28
28%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

37%

63%

Alê | @alexandrejjr
editou em:
28/10/2021 09:30:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR