A Ditadura Encurralada

A Ditadura Encurralada Elio Gaspari


Compartilhe


A Ditadura Encurralada (Coleção Ditadura #4)


O Sacerdote e o Feiticeiro




No dia 12 de outubro de 1977, quando exonerou o general Sylvio Frota do cargo de ministro do Exército, o presidente Ernesto Geisel pôs um ponto-final na anarquia militar que tomara conta do país. Era o confronto – que a ditadura vinha evitando desde 1964 – de duas noções. Segundo Frota, o presidente da República era um delegado dos comandantes militares. Segundo Geisel, os comandantes militares eram subordinados do presidente da República.

A ditadura encurralada, quarto volume da série sobre os “anos de chumbo” escrita por Elio Gaspari, narra como Geisel e o general Golbery do Couto e Silva, ministro chefe do Gabinete Civil, conseguiram vencer essa guerra, que o marechal Castello Branco perdera e seu sucessor, Costa e Silva, nela se rendera.

Publicado originalmente em 2004, o livro narra os vários episódios que ajudaram a azedar a relação entre a Presidência e setores das Forças Armadas. Um deles é o assassinato do jornalista paulista Vladimir Herzog, em outubro de 1975, nas dependências de uma unidade do Exército, aonde comparecera para depor. Morto sob tortura, era, na conta de Gaspari, o 38º preso a se “suicidar” numa prisão da ditadura, o 18º a “enforcar-se” na cela.

No dia da demissão de Frota alguns auxiliares de Geisel foram trabalhar armados. O presidente, contudo, organizara tão bem o seu esquema que não se preocupou com uma eventual reação. Prova disso: deixou a mulher e a filha no palácio da Alvorada.

A ditadura encurralada compõe com A ditadura derrotada, terceiro livro da série, um conjunto denominado O sacerdote e o feiticeiro. Os dois primeiros livros, A ditadura envergonhada e A ditadura escancarada, formam o conjunto As ilusões armadas. A ditadura acabada é o quinto livro, que encerra a coleção.

História / História do Brasil / Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
A Ditadura Encurralada
A Ditadura Encurralada
A Ditadura Encurralada
A Ditadura Encurralada

Similares

(41) ver mais
Batismo de Sangue
 Infância Roubada
Para que não se Esqueça, para que Nunca Mais Aconteça
NOS PORÕES DA DITADURA

Resenhas para A Ditadura Encurralada (47)

ver mais
on 10/10/21


Os jovens que em 64 eram crianças demais para entender e temer o que foi chamado de "ameaça comunista" tinham outras demandas, a inflação que veio depois do milagre econômico fazia com que o poder de consumo diminuísse e o declínio dos investimentos na indústria fez com que o crescimento do PIB desacelerasse. Todos esses fatores somados às propostas de abertura política e os protestos cada vez mais comuns acentuaram a crise no governo e as conspirações sobre quem seria o secador de Ge... leia mais

Estatísticas

Desejam236
Trocam7
Avaliações 4.3 / 449
5
ranking 49
49%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

57%

43%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR