A ocupação

A ocupação Julián Fuks


Compartilhe


A ocupação





A ocupação de um prédio no centro de São Paulo, um pai fragilizado pela doença e a perspectiva da própria paternidade estão no cerne deste romance que fala, sobretudo, de perda e de resiliência.

Depois do romance A resistência, vencedor de prêmios tão prestigiosos quanto Jabuti e Saramago, e elogiado pela crítica brasileira e internacional, Julián Fuks retorna a seu personagem alter ego Sebastián em A ocupação. Construída em capítulos breves, a narrativa se alterna entre os encontros do escritor com alguns moradores de um edifício ocupado no centro de São Paulo ― e as histórias que lhe contam ―, o temor da perda do pai hospitalizado e as expectativas em torno da gravidez de sua mulher e de uma possível paternidade.

Com uma prosa impecável, o escritor paulistano nos enreda nessas diversas formas de ocupação, que revelam a fragilidade da vida, o risco da solidão e as muitas brutalidades em que o presente nos imerge.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
A ocupação

Similares

(1) ver mais
A resistência

Resenhas para A ocupação (33)

ver mais
on 19/2/20


A ocupação [2019] Julián Fuks (1981-) Cia. das Letras, 2019, 134p. 📖 Entre as décadas de 80 e 2000, a literatura foi invadida pelo que Mª Valéria Rezende chamou de “ficção de bar e alcova”: uma série de livros escritos por homens brancos da classe média cujos personagens/narradores — homens brancos da classe média — penavam na tentativa de escrever romances sobre (sim, vcs adivinharam) homens brancos da classe média. Desde que Lispector ficcionalizou o lugar da escrita e o... leia mais

Estatísticas

Desejam64
Trocam1
Avaliações 4.1 / 225
5
ranking 42
42%
4
ranking 43
43%
3
ranking 13
13%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Jenifer
cadastrou em:
10/10/2019 23:36:32

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR