Uma das obras mais emblemáticas do século XX ganha edição atualizada com nova tradução.
Cansados da exploração a que são submetidos, os animais da Fazenda Manor se rebelam contra seu dono e tomam posse do lugar, com o objetivo de instituir um sistema cooperativo e igualitário. Com um idealismo inflamado e repleto de frases de ordem, eles tentam criar um paraíso de progresso de justiça e igualdade. Esta fábula para adultos, escrita há 75 atrás, continua atual e relevante, retratando fielmente o autoritarismo socialista ainda em voga nos dias de hoje.
A Revolução dos Bichos é uma alegoria satírica sobre os mecanismos do poder e tudo aquilo que leva à corrosão de grandes ideias e projetos de revolução. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, narrativas falsas da História - são referências claras sobre o que acontecia na União Soviética de 1945.
Orwell quis chamar a atenção sobre os males do totalitarismo. Foi tão eloquente e preciso em seu texto que a mensagem continua reverberando até os dias de hoje. A Revolução dos Bichos, junto com 1984, é leitura obrigatória para as gerações que sucederam à Segunda Guerra Mundial, bem como um permanente alerta contra regimes totalitários de todos os matizes.
Fábula / Ficção / Política / Sociologia
A Revolução dos Bichos, escrito na época da Segunda Guerra Mundial, ataca de forma alegórica o modelo soviético sob a ditadura de Stalin. Dessa maneira, cria-se um retrato muito fiel, por meio dos bichos, do que ocorre de fato na tentativa de implantar o comunismo. Um leitor distraído pode pensar que se trata de um livro infantil e de fato, a engenhosidade de George Orwell é tamanha que, além de ser uma denúncia do que ocorre na União Soviética, ta... leia mais