A senhoria

A senhoria Fiódor Dostoiévski


Compartilhe


A senhoria (Coleção Leste)





Em 20 de outubro de 1846, Dostoiévski escrevia a seu irmão: "todos os meus planos foram por água abaixo e ruíram por si mesmos... Abandonei tudo (que estava escrevendo), já que isso não passava de uma repetição de coisas velhas. Agora ideias mais originais, vivas e luminosas brotam de mim no papel... Estou escrevendo outra novela, e o trabalho vai de vento em popa, está saindo com facilidade e frescor, como nunca...".

A novela a que Dostoiévski se referia com tamanho entusiasmo era "A Senhoria", que viria à luz no ano seguinte. Ao contrário de suas expectativas, entretanto, Bielínski - o mais influente crítico literário da época - tratou a obra como um disparate, fruto da fantasia mirabolante do autor. De fato, as inovações que Dostoiévski introduziu com relação ao foco narrativo - bem como a trama que liga o intelectual e sonhador Ordínov à figura misteriosa de Katierina - permaneceram totalmente incompreendidas em seu tempo.

Só no século XX, uma nova geração de leitores iria reconhecer neste livro, escrito quando o autor tinha 26 anos, uma obra-prima que antecipa 'Memórias do Subsolo' (1864) e seus grandes romances da maturidade. Pela primeira vez em tradução direta do russo, 'A Senhoria' conta, nesta edição, com 14 xilogravuras de Paulo Penna e um esclarecedor posfácio de Fátima Bianchi, no qual a tradutora reconstitui o conturbado ambiente literário da época, destacando a atualidade da contribuição de Dostoiévski.

Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
La Patrona
A senhoria

Similares

(17) ver mais
Niétotchka Niezvânova
O crocodilo
A Aldeia de Stepántchikovo e Seus Habitantes
Dois sonhos

Resenhas para A senhoria (131)

ver mais
"A paixão e o estado alienante da obsessão"
on 25/4/24


"Sou mestre na arte de falar em silêncio. Toda a minha vida falei calando-me e vivi em mim mesmo tragédias inteiras sem pronunciar uma palavra." "A Senhoria", pequena novela escrita pelo gênio da literatura mundial, Fiódor Dostoiévski, publicada pela primeira vez em 1847 na revista russa, "Anais Pátrios", foi mal recebida pela crítica de sua época, e atualmente é apontada como uma obra prematura, rasa e obscura. Constitui na primeira tentativa de caracterização do tema, que o autor ... leia mais

Vídeos A senhoria (3)

ver mais
A SENHORIA - Fiódor Dostoiévski (1847)

A SENHORIA - Fiódor Dostoiévski (1847)

EP #015 | A Senhoria, de Dostoiévski | Leitura de Dostô em Ordem Cronológica

EP #015 | A Senhoria, de Dostoiévski | Leitur

Resenha #80 A senhoria, de Fiodor Dostoievski | O terceiro livro do autor!

Resenha #80 A senhoria, de Fiodor Dostoievski


Estatísticas

Desejam234
Trocam2
Avaliações 3.5 / 949
5
ranking 18
18%
4
ranking 40
40%
3
ranking 32
32%
2
ranking 8
8%
1
ranking 2
2%

41%

59%

vivi
cadastrou em:
31/01/2009 21:01:33
Ricardo André
editou em:
21/08/2023 03:41:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR