As Relações Perigosas

As Relações Perigosas Choderlos de Laclos


Compartilhe


As Relações Perigosas (Clássicos Globo)


ou cartas recolhidas num meio social e publicadas para ensinamento de outros




Uma troca de cartas repleta de sedução, engenhosas estratégias de manipulação e cruéis jogos de poder vêm a público em "As Relações Perigosas", clássico romance francês. Considerada uma das obras mais controversas, discutidas e representativas da França, esta obra-prima alcançou um sucesso proporcional às polêmicas causadas logo após seu lançamento, em 1782. Porém, nem mesmo a crítica pôde captar a poderosa ambiguidade deste marco da literatura epistolar. Choderlos de Laclos (1741-1803) construiu um romance em cujo primeiro plano se destacam as relações amorosas, a perda da inocência e a traição, mas cujo pano de fundo é um dos mais sofisticados e ferinos retratos da aristocracia pré-Revolução Francesa e uma sofisticada reflexão sobre a hipocrisia do poder. Além disso, o livro teve inúmeras adaptações para o teatro e para o cinema.
A Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont, apesar de todo o luxo que os rodeia e da extrema cortesia e sofisticação que aparentam, personificam o que há de mais vil na humanidade. Ex-amantes, os protagonistas destas 175 cartas fingem e manipulam as pessoas a seu bel-prazer. Talvez para testar seu poder, talvez para passar o tempo, tecem um plano de sedução e vingança para provar que não são manipuláveis e descartáveis como os outros. Esse plano é descrito com requintes de perversidade por eles em cartas nas quais revelam seus mais íntimos pensamentos - e o fazem com tanta precisão que na época imaginou-se que o romance era, na verdade, uma reunião de cartas verídicas sobre fatos que realmente aconteceram.
Antecipando idéias que Freud só viria a nomear mais de um século depois, tendo como inspiração o romance epistolar Júlia ou A nova Heloísa (1761), de Rousseau, Laclos mergulhou nas profundezas dos seus personagens, retratando os costumes e as instituições de seu tempo, como a religião, a educação das mulheres, o casamento e a sexualidade. As Ligações Perigosas teve inúmeras adaptações para o teatro e o cinema as mais famosas dirigidas por Roger Vadim (1959), Stephen Frears (1988) e Milos Forman (1989) -, com performances que renovam o espírito provocador e revolucionário deste delicioso clássico sempre atual.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (15)

ver mais
As Relações Perigosas
As relações perigosas
As Ligações Perigosas
Les Liaisons dangereuses

Similares

(23) ver mais
A Sociedade de Corte
Pelos olhos de Maisie
O Amante de Lady Chatterley
Robinson Crusoé

Resenhas para As Relações Perigosas (129)

ver mais
on 28/3/24


Uma das maiores obras políticas já publicada. As Relações Perigosas são uma crítica social e um retrato da elite francesa no fim do século XVIII. A escrita, feita de forma epistolar, narra pequenos momentos da vida da Marquesa de Meurteil e do Visconde de Valmont - duas cobras políticas que diminuem o próprio tédio e aumentam sua influência através de pequenos jogos de sedução e ruína. Chordelos de Laclos não escreveu com uma função moral tal obra. Seu desprezo pelos personagens ... leia mais

Vídeos As Relações Perigosas (4)

ver mais
Ligações Perigosas (ou, As Relações perigosas, Choderlos de Laclos) | Tatiana Feltrin

Ligações Perigosas (ou, As Relações perigosas

As relações perigosas (Choderlos de Laclos): livro X filme

As relações perigosas (Choderlos de Laclos):

AS RELAÇÕES PERIGOSAS - Choderlos de Laclos (RESENHA)

AS RELAÇÕES PERIGOSAS - Choderlos de Laclos (


Estatísticas

Desejam320
Trocam31
Avaliações 4.2 / 1.029
5
ranking 48
48%
4
ranking 34
34%
3
ranking 14
14%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

30%

70%

Tábata Kotowiski
cadastrou em:
20/09/2009 22:37:16
marcooscaioo
editou em:
05/03/2023 16:24:28

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR