As Relações Perigosas

As Relações Perigosas Choderlos de Laclos




Resenhas - As Relações Perigosas


97 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Pdrmcd 26/10/2024

Casos de família: me intrometo na sua vida por prazer
Quanta baixaria! E isso nem é uma crítica. Relações Perigosas é o suco das manipulações, torpezas, perfídia e dissimulação de dois anti-heróis, a Marquesa e o Visconde.

Eu me surpreendi com o livro, positivamente. O formato de carta é muito interessante, pois nos obriga também a não só interpretar o que está escrito, mas entender as entrelinhas e aquilo que não é propriamente dito. Especialmente, porque o formato de carta traz apenas a visão daquele personagem em relação ao assunto. Essa dinâmica me encantou em demasia.

Eu, particularmente, como fã de séries de TV de época como Downton Abbey, onde o plot é basicamente a alta sociedade brigando por ego e influência, quanto não a procura por marido e casamento, me senti totalmente contemplado com essa leitura.

Durante a leitura, podemos até perguntar se essas cartas são verdadeiras ou invenção. No entanto, mesmo que seja a última alternativa, é extremamente fácil pensar que isso ocorre ainda atualmente. E que as pessoas da alta sociedade não passam de personagens, mas que o interior continua sendo tão corrupto e sórdido.

Eu ameeeei essa leitura. Relações perigosas mesmo, me diga com quem tu andas que direi quem tu és.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 26/07/2024

“As Relações Perigosas” é uma obra clássica da literatura francesa do século XVIII, escrita por Choderlos de Laclos. Nesse romance epistolar, o autor desvenda a intriga e a sedução na aristocracia pré-revolucionária. A história gira em torno da manipulação e dos jogos de poder entre os protagonistas: a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmont. Ambos tramam e se envolvem em pequenos jogos de sedução e ruína, diminuindo o tédio e aumentando sua influência. O livro questiona temas como amor, poder, moralidade e os papéis de gênero na sociedade da época123. Se você gosta de intrigas e personagens complexos, essa obra é uma excelente escolha!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563560506
comentários(0)comente



Vanessa Santos 23/07/2024

Sucumbir
Numa história entre mocinhas e violões a de se esperar que a parte bondosa tome o lado protagonista da história. Isso pode ser explicado através de tantas adaptações. O livro trás as informações atrás de cartas, estas que fez-me sentir como se tivesse conversado através de whatsapp, só que com uma diferença absurda. A escrita é refinada, trás erotismo, depravação sexual estilos de vidas com excessos e vícios.
O autor foi formidável na sua escrita, nos argumentos não faltou bagagem, mas sinto que não hora de descrever o sentimento feminino chegou tão profundo que recuso acreditar que foi um ser masculino que produziu. O livro trás uma disputa entre o bem e o mal, a inocência e a culpabilidade; timidez e a audácia dentre outras.
Os vilões já entregam no início o seu potencial. São bem estruturados, quanto as mocinhas são sem vigor. De cara não há surpresa no prato principal, porém a beleza está na forma como é servido o banquete.
Favoritei, passei noites em claros para lê-lo. Confesso ter ficado um pouco ansiosa com o desfecho. Chocada com alguns resultados. Triste com várias cartas. Raiva de algumas pessoas. Indiferente a outros. Super indico este livro por ser um clássico sim, mas pela satisfação garantida de que você se pega presa do início ao fim nesta leitura.
comentários(0)comente



Marcus Oliver 10/07/2024

Somos queimados pela frieza dos personagens
O título é uma alusão ao que Baudelaire falou sobre esta obra e está na introdução: Este livro, se queima, só pode fazê-lo como queima o gelo.
O visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil são deliciosamente maldosos e nos queimam com a frieza de suas falas e atos.
Um romance epistolar longo, sendo essa a maior ressalva, pois vai ser uma leitura que requer tempo.
Outro ponto é a atenção ao que está sendo dito e manipulado, pois as trocas de cartas entre o visconde e a marquesa tendem a ser as mais ?sinceras?, mas ambos ensinam durante a história que escrever carta não é ser sincero, mas escrever o que o outro deseja ler, aumentando o impacto da mensagem e seu efeito. Então é aquela leitura que se feita desatenta pode se acreditar no que Valmont e Merteuil dizem para os outros e entre si.
Acrescento por último que a história não possui várias ações dramáticas, sendo mais uma série de discussões e relatos.
O plot, sendo mais resumido e que engloba tudo é: uma disputa e aposta entre o visconde e a marquesa, uma batalha de egos na aristocracia francesa.
Valmont e Merteuil são facilmente amáveis quanto detestáveis, por isso, queimam o leitor com sua frieza, manipularão todos a sua volta, organizarão vinganças e debocharão de todos com suas atuações e máscaras de moralistas.
Os personagens secundário ou são ofuscados, ou silenciados, ou manipulados pela dupla; mas oferecerão muitas opiniões e perspectivas que preencherão lacunas.
A dica de leitura é simples: atenção aos detalhes e notas, e tenha paciência, é longa a leitura; mas prazerosa, um prazer culpado de gostar do visconde e da marquesa em mesma proporção em que se desaprova ambos.
comentários(0)comente



glucaxs 04/07/2024

Um final infeliz para uma história infeliz
Não existem palavras para descrever as sensações que essa obra (merecidamente cultuada até os dias de hoje) nos causa. Forte, intrigante e instigante, As relações perigosas é um dos livros mais complexos já escritos em toda a história.
É impossível não ser arrebatado pela personalidade da marquesa de Merteuil, a verdadeira mente pensante da história e uma das personagens mais interessantes de todos os tempos. Extremamente inteligente, é ela quem mexe todas as peças desse enorme jogo de tabuleiro que era seu círculo social, o que inclui o seu fiel confidente, seu ajudante, seu amante, o visconde de Valmont. A cada camada que me era apresentada, mais vontade eu tinha de acompanhar mais e mais detalhes da sua vida e o que a levou a confabular uma trama tão sórdida como a que acompanhamos ao decorrer dessas 175 cartas.
É, definitivamente, a obra mais importante do seu gênero e uma das mais importantes da literatura num geral; com certeza leria outra vez e recomendaria para outras pessoas.
comentários(0)comente



Guilherme 01/07/2024

Realmente, relações perigosas...
Os personagens são bem desenvolvidos, as cartas, bem escritas, e o enredo, bem estruturado... não tenho do que reclamar, e nem sei o que comentar...
comentários(0)comente



Clio0 28/03/2024

Uma das maiores obras políticas já publicada.

As Relações Perigosas são uma crítica social e um retrato da elite francesa no fim do século XVIII. A escrita, feita de forma epistolar, narra pequenos momentos da vida da Marquesa de Meurteil e do Visconde de Valmont - duas cobras políticas que diminuem o próprio tédio e aumentam sua influência através de pequenos jogos de sedução e ruína.

Chordelos de Laclos não escreveu com uma função moral tal obra. Seu desprezo pelos personagens retratados (e influenciados) se revela na forma quase obscena que expõe suas vidas e pensamentos. É o desdém revelado no olho e na ausência de palavras bonificadores que evidenciam a opinião do autor mais do que qualquer palavrão ou vilipêndio poderiam.

A trama é densa: Valmont e Meurteil apostam sobre a sedução de uma jovem, Cécile. Esse ato, inicialmente o resultado de despeito e vingança por parte de Meurteil, acarreta cenas de duelo, ruína, e morte.

Várias peças e filmes foram e ainda são produzidas baseadas na obra de Chordelos de Laclos, mas as mais populares em terras tupiniquins ainda são Dangerous Liaisons (1998) com John Malkovich e Glen Close, e Cruel Intentions com Sarah Michelle Gellar e Reese Witherspoon em uma versão moderna.
FernandaPianca 28/03/2024minha estante
Estou lendo esse também ?


Mawkitas 28/03/2024minha estante
Tenho esse aqui em casa na prateleira onde fica minha fila de livros para ler. Vou dar uma olhada nele hoje.


Robremir 29/03/2024minha estante
Segundas intenções tem uma trilha sonora espetacular que gosto muito. E estão gravando um remake atualmente. Eu tenho está versão na minha estante mas nunca consegui engatar a leitura. Breve tentarei novamente.


Jacqueline Muniz 23/06/2024minha estante
É o meu livro favorito da vida! Li em três idiomas e sempre me dá vontade de reler esse querido?




Murilo 28/02/2024

Se fosse hj seria prints de WhatsApp, por isso é tão atual!
Foi publicado pela primeira vez em 1782, mas eu garanto que não parece, a história da teia de manipulação e sedução tramada cuidadosamente pela marquesa de Merteuil e com a ajuda do visconde de Valmont na corte francesa na era pré-Napoleão, através de 175 cartas, é um clássico indiscutível.
Não vou negar talvez fique um pouco cansativo ali na metade, algumas cartas são longas demais, mas é muito pouco, precisa de paciência mas uma vez que você cede à obra você vai ser presenteado com as fofocas mais quentes que você já leu, garanto!
Personagens cuidadosamente bem desenvolvidos, uma estilo de narrativa EXTREMAMENTE inovador, engenhoso e muito funcional e uma trama maravilhosa e crítica que satiriza sem dó a sociedade, não só francesa como do mundo todo. O que nos faz ser alguém numa sociedade é o status mas uma vez que temos status o que mais podemos querer? O que fazemos com o ócio? O que fazemos com essa ociosidade que temos depois de termos o status? A dupla de "As Relações Perigosas" dedicam suas vidas ao prazer deles e à desgraça dos outros, mas esquece que tudo é finito.
Um final arrebatador e um romance histórico satírico fortíssimo e extremamente atual porque, seremos sinceros, invés de cartas, se você hoje seria prints de WhatsApp, por isso é tão atual!
comentários(0)comente



Gabriel 26/01/2024

Faltou sal...
Dizem as màs línguas que esse livro foi o estopim pra revolução francesa, acho exagerado, uma vez que Sade tecia críticas muito mais vorazes e escandalosas sobre a sociedade francesa. Porém, é preciso exaltar a genialidade de sátira/crítica do Laclos nessa obra. Enquanto Sade usava de toda aquela depravação pra traçar um perfil da aristocracia francesa, Laclos faz o mesmo, mas de forma sutil, embora os dois protagonista sejam dois libertinos, não há nenhuma descrição despudorada a respeito das relações sexuais dos personagens, Laclos tem uma escrita bem rebuscado, embora o mesmo só tenha esse livro como uma grande obra, é inegável o talento de escrita dele que mantém uma estória que prende a atenção por meio de cartas.
Por mais que a estória seja incrível, por vezes chega a ser muito arrastada, com falta de reviravoltas que nos mantenha preso na narrativa, superando essas partes sem sal, o final é incrível e atesta a revolta dos franceses quando o livro foi publicado, é um clássico insuperável e digo mais, o que utiliza de melhor forma a narrativa epistolar, pisa sem dó no drácula do Bram Stoker que é uma chatice.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rildery 08/11/2023

ESCANDALOSO!
Imagina se aquela conversa do zap vazar... Aqui foi tipo isso. Laclos foi genial ao criar a narrativa do vazamento de cartas de um grupo da sociedade burguesa. Consegui imaginar o escândalo que foi o lançamento desse livro na época. A brancalhada deve ter pirado com as explicitas descrições de sexo, estupro, fofoca, mentiras, adultério, depressão, libertinagem, e tudo o que há de melhor!
O formato epistolar te prende e te deixa intimo dos relatos escritos. É uma sensação que você está invadindo a privacidade de um grupo popular que fala mal de todo mundo.
Uma experiência divertida se você é fofoqueiro.
comentários(0)comente



Sofia 04/10/2023

Relações Perigosas
A leitura é extremamente irônica, do início ao fim. É muito bom ver o desenvolvimento dos personagens e os comentários sarcásticos feitos como alfinetada. Odiava Visconde no início e no meio já era meu favorito, história bem trabalhada e que emociona bastante, além de que mostra as reais facetas e pensamentos da sociedade que se mascara todos os dias. Faz com que você perceba a influência, mesmo que só de uma pessoa, pode mudar toda sua existência. Muito bom, leiam.
comentários(0)comente



giovqnacr 19/07/2023

- As Relações Perigosas
Achei a leitura um pouco arrastada, porém contém trechos e frases bonitas que conseguem fazer você refletir sobre o amor e a vida
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Yasmin1372 25/06/2023

Escandaloso e incrível!
?Quem deixaria de estremecer, ao pensar na desgraça que uma única relação perigosa pode causar??

O livro é incrível e a história é maravilhosa, a forma que ela é escrita é ainda mais interessante. Escrita em epístolas, no começo pode parecer um pouco complicado de entender por conta de algumas palavras mais rebuscadas, mas justamente por ser escrita em forma de cartas fica muito fácil de se fazer entender cada acontecimento, ainda mais com a ajuda de notas de rodapé.

Falando sobre a história, ela é maravilhosa. Tudo começa quando os principais e interessantíssimos protagonistas, o visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil decidem brincar com a vida e os sentimentos das pessoas como se não fossem nada, eles fazem isso por divertimento, para sair do tédio, e empregam crueldades, mentiras, enganações e traições o tempo inteiro. É incrível eles serem tão odiosos, mas tão admiráveis pela incrível inteligência que possuem. Só podemos sentir pena de quem acaba se envolvendo em relações perigosas com essas duas terríveis criaturas, um salve para Cécile, Danceny e a madame de Tourvel, que sofreram enganações, seduções e traições na mão desses dois.

Eu amei como a história ia se desenvolvendo, como cada trama ia sendo muito bem conduzida e eu me deparava com coisas inimagináveis, enfim, muito incrível. No começo eu demorei pra engatar a leitura mas chega uma hora que você não consegue parar porque o livro é simplesmente uma coletânea de fofocas contadas em cartas, não tem como não ser bom. O final é incrível demais, tudo vai se encaminhando na potência máxima e você fica louca pra saber o que vai acontecer e fica mais louca ainda quando descobre.

Vi pessoas falando que o livro foi um dos incentivadores para a revolução francesa, e não me admira que seja verdade, ela descreve fielmente a corte francesa da época, pessoas fúteis, libertinas, vis, cruéis, ricos que não tem mais nada para fazer e se divertem usando e abusando do sentimento das pessoas ao bel-prazer. Uma obra-prima!
comentários(0)comente



97 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR