Yasmin1372 25/06/2023
Escandaloso e incrível!
?Quem deixaria de estremecer, ao pensar na desgraça que uma única relação perigosa pode causar??
O livro é incrível e a história é maravilhosa, a forma que ela é escrita é ainda mais interessante. Escrita em epístolas, no começo pode parecer um pouco complicado de entender por conta de algumas palavras mais rebuscadas, mas justamente por ser escrita em forma de cartas fica muito fácil de se fazer entender cada acontecimento, ainda mais com a ajuda de notas de rodapé.
Falando sobre a história, ela é maravilhosa. Tudo começa quando os principais e interessantíssimos protagonistas, o visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil decidem brincar com a vida e os sentimentos das pessoas como se não fossem nada, eles fazem isso por divertimento, para sair do tédio, e empregam crueldades, mentiras, enganações e traições o tempo inteiro. É incrível eles serem tão odiosos, mas tão admiráveis pela incrível inteligência que possuem. Só podemos sentir pena de quem acaba se envolvendo em relações perigosas com essas duas terríveis criaturas, um salve para Cécile, Danceny e a madame de Tourvel, que sofreram enganações, seduções e traições na mão desses dois.
Eu amei como a história ia se desenvolvendo, como cada trama ia sendo muito bem conduzida e eu me deparava com coisas inimagináveis, enfim, muito incrível. No começo eu demorei pra engatar a leitura mas chega uma hora que você não consegue parar porque o livro é simplesmente uma coletânea de fofocas contadas em cartas, não tem como não ser bom. O final é incrível demais, tudo vai se encaminhando na potência máxima e você fica louca pra saber o que vai acontecer e fica mais louca ainda quando descobre.
Vi pessoas falando que o livro foi um dos incentivadores para a revolução francesa, e não me admira que seja verdade, ela descreve fielmente a corte francesa da época, pessoas fúteis, libertinas, vis, cruéis, ricos que não tem mais nada para fazer e se divertem usando e abusando do sentimento das pessoas ao bel-prazer. Uma obra-prima!