Raquel Loio


5.0
1 avaliações

| Local: Portugal - Lisboa

Raquel Loio é Doutorada em Filosofia (Universidade da Beira Interior), tendo desenvolvido uma investigação sobre a capacidade humana para sonhar lucidamente ou para viver lucidamente o sono sem sonhos, articulando a tese da multiplicidade dos tempos vitais da filósofa María Zambrano, com literatura relevante da filosofia da mente e com o pensamento budista. Realiza consultoria filosófica na área da lucidez do sonho e sono. É Investigadora colaboradora no Praxis - Centro de Filosofia, Política e Cultura sediado na Universidade da Beira Interior. É Mestre em Antropologia Médica (Universidade de Coimbra), com uma dissertação acerca da forma como as práticas médicas atribuem significados a determinadas doenças, e Licenciada em Enfermagem (Instituto Politécnico de Viseu), tendo exercido a profissão no período de 2008 a 2015 maioritariamente na área da Toxicodependência.

Autora de quatro romances filosóficos: O canto de Acalântis (2022), O sábio, o diabo e a nascente (2022), O eixo do tempo (2021) e O fio da deusa do destino (2022, primeira edição publicada em 2019 com o título Sempiterno). A escrita utilizada é simbólica e imprevisível, integra lógico e ilógico, lucidez e devaneio e vigília e sonho para ilustrar o movimento labiríntico da mente intercalado com momentos de compreensão súbita. O canto de Acalântis relata uma viagem em busca do estado mais lúcido num mundo de ilusão. O sábio, o diabo e a nascente compreende uma narrativa que procura descobrir uma energia intrínseca de amor. O eixo do tempo retrata uma vivência interior do significado de se percorrer um caminho de vida. O fio da deusa do destino compreende um estado da consciência que se ocupa com uma questão existencial relacionada com uma iniciação: a de ser autenticamente.

Desenvolve pinturas de um modo espontâneo e intuitivo, com referências oníricas, sendo que algumas ilustram as capas dos seus livros. A lucidez do sonho e sono tem sido uma componente pessoalmente vivida desde a infância, com uma progressão menos associada à atitude de controlo dos sonhos e mais relacionada com o testemunho. Paradoxalmente, é fortalecida a concretização do desígnio.

(Fonte: https://www.raquelloio.com/)

Filosofia
Literatura Estrangeira
Ficção
Não-ficção
Religião e Espiritualidade

Livros publicados por Raquel Loio (7) ver mais
    O Oráculo de Naia
    A Criança Caiu na Minha Vez
    Hórus e Hator
    O Sábio, o Diabo e a Nascente
    O Canto de Acalântis
    O Eixo do Tempo


Estatísticas
Seguidores1
Avaliações 5 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Diana
cadastrou em:
10/12/2019 19:33:53
Diana
editou em:
20/08/2022 14:55:18
João gregorio
aprovou em:
23/08/2023 20:25:52

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR