A terra fértil entre os rios Tigre e Eufrates, que corresponde ao atual Iraque, foi berço de invenções que mudaram o mundo: a roda, o arado, a escrita, e também palco de disputas ferozes entre reinos. Neste turbilhão, ao mesmo tempo criativo e destrutivo, o amor e a guerra conviviam lado a lado – segundo a crença da época, estavam sob o domínio de uma mesma divindade, a poderosa deusa Ishtar.
Babel – Romance em tempos de guerra reconstrói a disputa, ocorrida há 4.000 anos, entre dois importantes reinos da Mesopotâmia. De um lado a emergente Babel, estando sob a regência de Hammurabi, conhecido mundialmente por seu código de leis, e de outro lado Larsa, um país imenso e poderoso governado por Rim-Sin.
Tendo como cenário de fundo esta guerra, desenrola-se o cotidiano peculiar da taberneira vendendo cerveja, passando pela escriba que anota no tablete de argila as adivinhações dos sacerdotes, até a realeza com suas intrigas e espionagens. No romance Babel, a vida desses antigos habitantes é retratada com tal riqueza de detalhes, que o leitor se sente como um deles.
História / Romance