Cabeça tubarão

Cabeça tubarão Steven Hall


Compartilhe


Cabeça tubarão





Certo dia, Eric Sanderson acorda sem vestígios de memória: não sabe quem é, onde está nem como foi parar ali. Não encontra nenhuma foto ou documento com seu nome estampado. Como se não bastasse, começa a receber cartas de si mesmo. Guiado por elas, conhece uma psiquiatra, que o recebe no consultório com um diagnóstico tenebroso: amnésia dissociativa, uma forma rara da doença que arrasta suas lembranças de volta à estaca zero toda vez que ele apresenta algum progresso. Segundo a médica, Eric perdeu a namorada há três anos em um acidente na Grécia, e desde então começou a apresentar lacunas na memória. A doença só piorou, e a cada recorrência - aquela seria a décima primeira - ele se lembrava menos.

Porém, aos poucos Sanderson descobre que suas memórias não foram perdidas, mas devoradas por um tubarão de idéias que continua em seu encalço. Enquanto foge desse monstro feito literalmente de palavras, vai juntando as pistas de sua identidade perdida, com a ajuda de cartas que enviou para si mesmo do passado.

Entre túneis de palavras, subterrâneos de papel, sociedades secretas de arqueologia, monstros conceituais e amores de carne e osso, Sanderson encontra outro poderoso inimigo de identidades, além de um cientista-samurai afundado em papéis e inúmeras figuras pitorescas que se juntam a ele na caçada final.

Cabeça tubarão é um verdadeiro jogo entre o mundo conceitual e o real, e sua originalidade se estende aos truques tipográficos, às criaturas de palavras que saltam de suas páginas e à criptografia de textos. Por todo o livro, há códigos e mistérios a serem decifrados, numa prosa que combina o ritmo frenético de um blockbuster com o refinamento literário de um escritor jovem e promissor.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
Cabeça tubarão

Similares

(6) ver mais
Amnésia
House of Leaves
Remetente N.15
A Vingança da Baleia

Resenhas para Cabeça tubarão (8)

ver mais
Uma dimensão feita de palavras
on 26/4/20


Esse livro é bastante surpreendente. De início, temos um rapaz (Eric) que acorda sem saber quem é, não se lembra de nada. Está em uma casa, apenas bilhetes pelos cômodos dando instruções do que deve fazer: ligar para sua psicóloga. Não bastasse isso, Eric passa a receber cartas de uma pessoa que diz ser ele mesmo. A narrativa desenrola em uma velocidade alta, até difícil de acompanhar e são muitas lacunas que uma pessoa sem memória deixa ao contar o que aconteceu, porém, Eric percebe ... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam1
Avaliações 3.9 / 190
5
ranking 36
36%
4
ranking 35
35%
3
ranking 22
22%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

54%

46%

Alice Emilia CF
cadastrou em:
05/11/2008 11:08:17
Jenifer
editou em:
26/12/2020 22:48:40

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR