Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado


Compartilhe


Capitães da Areia





Desde o seu lançamento, em 1937, Capitães da Areia causou escândalo: inúmeros exemplares do livro foram queimados em praça pública, por determinação do Estado Novo. Ao longo de sete décadas a narrativa não perdeu viço nem atualidade, pelo contrário: a vida urbana dos meninos pobres e infratores ganhou contornos trágicos e urgentes.

Várias gerações de brasileiros sofreram o impacto e a sedução desses meninos que moram num trapiche abandonado no areal do cais de Salvador, vivendo à margem das convenções sociais. Verdadeiro romance de formação, o livro nos torna íntimos de suas pequenas criaturas, cada uma delas com suas carências e suas ambições: do líder Pedro Bala ao religioso Pirulito, do ressentido e cruel Sem-Pernas ao aprendiz de cafetão Gato, do sensato Professor ao rústico sertanejo Volta Seca. Com a força envolvente da sua prosa, Jorge Amado nos aproxima desses garotos e nos contagia com seu intenso desejo de liberdade.

Clássico absoluto dentre os livros sobre a infância abandonada, Capitães de Areia encantou gerações de leitores e permanece tão atual hoje quanto na época em que foi escrito. A crua e comovente história dos meninos que moram num trapiche velho e vivem de pequenos furtos e golpes causou impacto desde seu lançamento, em 1937, quando a polícia do Estado Novo apreendeu e queimou inúmeros exemplares do romance.
Longe de manifestar piedade por suas pequenas criaturas, Jorge Amado as retrata como seres dotados de energia, inteligência e vontade, ainda que oprimido pelas condições hostis da sociedade em que estão inseridos. Com sua prosa repleta de verve e humor, o grande autor baiano nos torna íntimos de cada um desses personagens que nos contagiam com sua obstinada gana de viver.

Edição exclusiva TAG - Experiências Literárias

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (47)

ver mais
Capitães de Areia
Capitães da Areia
Capitães da Areia
Capitães da Areia

Similares

(76) ver mais
Cira e o Velho
Os meninos da rua Paulo
Fogo Morto
Cacau

Resenhas para Capitães da Areia (4.952)

ver mais
Sensacional
on 21/2/22


O que falar de Pedro Bala, Volta Seca, Gato, Professor, Pirulito, Sem-Pernas e todos os outros capitães da areia? Tão jovens, mas já tão maduros. Tão independentes, tão homens, mas ainda tão crianças. Não tenho um personagem preferido, por que me afeiçoei a cada um deles de forma distinta. Se me perguntassem qual meu capitão da areia preferido eu ficaria sem saber o que dizer, pois cada um, com sua característica intrínseca. Como não se emocionar com a trágica e por que não heróica vid... leia mais

Vídeos Capitães da Areia (15)

ver mais
CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado | Kelen Vasconcelos

CAPITÃES DA AREIA - Jorge Amado | Kelen Vasco

O Livro Capitães de Areia e o Comunismo - Resenha Crítica

O Livro Capitães de Areia e o Comunismo - Res

CAPITÃES DA AREIA ? JORGE AMADO | A REALIDADE DO BRASIL | KARLA SAMIRA | PACOTE LITERÁRIO

CAPITÃES DA AREIA ? JORGE AMADO | A REALIDADE

Capitães da Areia, de Jorge Amado - resenha

Capitães da Areia, de Jorge Amado - resenha


Estatísticas

Desejam3.422
Trocam380
Avaliações 4.4 / 69.127
5
ranking 61
61%
4
ranking 26
26%
3
ranking 10
10%
2
ranking 2
2%
1
ranking 1
1%

23%

77%

Samanta Gerlach
cadastrou em:
04/02/2020 19:17:19
Jeanine
editou em:
05/12/2022 13:37:09
PriPaiva
aprovou em:
25/09/2023 14:20:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR