Chamadas telefônicas

Chamadas telefônicas Roberto Bolaño


Compartilhe


Chamadas telefônicas





Mais conhecido pelos seus extensos e complexos romances, como 2666 e Os detetives selvagens, Roberto Bolaño demonstra, nos contos compilados em Chamadas telefônicas, um completo domínio da forma breve.

Roberto Bolaño escolheu, para abrir este volume de contos, uma epígrafe de Tchékhov. A citação não é aleatória: assim como o mestre russo, o autor chileno compôs, em Chamadas telefônicas, uma série de histórias curtas, com desfechos inesperados, que abrem caminho para múltiplas interpretações.

Tal é o caso de "Sensini", o primeiro conto da coletânea, sobre um escritor argentino que se especializou em ganhar concursos literários. Trata-se de personagem arquetípico na obra do autor: um intelectual latino-americano, retratado com uma mescla instável de rancor e compaixão, que não consegue encontrar seu lugar no mundo.

Na segunda parte do livro, em que o espectro metaliterário cede lugar à violência, os leitores de Bolaño reencontrarão "velhos conhecidos". Em um dos contos, o autor retoma a paisagem da cidade fronteiriça de Santa Teresa, em outro resgata seu alterego Arturo Belano. A sensação de déjà-vu estende-se também à terceira e última parte, protagonizada por personagens femininas indecifráveis. Ao repetir personagens e cenas, Bolaño constrói, livro a livro, um vasto universo ficcional. Estes contos são assim tanto um complemento para os ávidos leitores do autor quanto uma porta de entrada para seu território ficcional.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Chamadas telefônicas

Similares

(10) ver mais
Cada amanhecer me dá um soco
As agruras do verdadeiro tira
Extinção
Monsieur Pain

Resenhas para Chamadas telefônicas (9)

ver mais
O visceral realismo de Bolaño

O primeiro contato com a lenda a gente não esquece. O chileno Roberto Bolaño carrega, para quem não sabe, a alcunha de ser o “último grande escritor” que a América Latina produziu. E não, não digo isso gratuitamente, pois muita gente de peso - e muita gente especializada no assunto - também concorda com essa assertiva. A escolha do meu primeiro contato com Bolaño seguiu a lógica que aplico com outros escritores de grande porte: começar por livros menores. Por isso, o eleito foi es... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam1
Avaliações 4.0 / 164
5
ranking 36
36%
4
ranking 39
39%
3
ranking 20
20%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

61%

39%

annalismv
cadastrou em:
10/02/2012 15:33:43
Alê | @alexandrejjr
editou em:
03/01/2021 13:34:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR