Século XIX. Duas famílias italianas, sob um inverno rigoroso, decidem trocar seu país pelo Brasil. Os Da Col e os Gattai embarcam no navio Città di Roma, em busca de uma vida melhor. Vão para São Paulo, onde Angelina Da Col e Ernesto Gattai se conhecem, casam-se e têm filhos. A caçula da família é a pequena Zélia, que agora conta esta trajetória que vai desde o porto de Gênova e atravessa todo um século. Uma saga emocionante retratada em Città di Roma que narra as histórias da família de Zélia Gattai durante o período anterior ao descrito em Anarquistas, graças a Deus, seu primeiro romance.
Em Anarquista, graças a Deus, grande sucesso literário adaptado para TV, Zélia conta histórias da sua família que pregava a fundação de uma sociedade sem leis, sem religião ou propriedade privada, onde mulheres e homens tivessem os mesmos direitos e deveres. Como cenário, o cotidiano de uma cidade em desenvolvimento.
"Navega-se com delícia no texto de Zélia, cheio de histórias saborosas, contadas em uma linguagem simples, onde ela realiza o difícil equilíbrio entre concisão e clareza."