Crise nas Economias Socialistas

Crise nas Economias Socialistas Sven Rydenfelt


Compartilhe


Crise nas Economias Socialistas





Uma retumbante celebração do empresário, eis como pode ser resumido este livro, considerado pelo Professor Milton Friedman, Prêmio Nobel de Economia, como "altamente refletido, original e provocativo".


A primeira parte do livro enfatiza o papel do indivíduo criativo como motor do progresso, como ilustrado pelos exemplos americano, japonês e alemão, assim como pelo que veio a ser chamado de Grupo dos Quatro na Ásia Oriental: Hong Kong, Cingapura, Formosa e Coréia do Sul. Não foi por acidente, afirma o autor, que o crescimento econômico e a prosperidade nessas sociedades, nas quais o sistema político promoveu um grau suficiente de iniciativa individual para libertar as energias e as ambições do empresário criativo.




A segunda parte, que constitui o cerne do livro, analisa com detalhes desempenho das economias de quinze países cujos governos ocupam posições centralizadoras no planejamento econômico, da Argentina e Cuba à Iugoslávia e URSS. Essa parte é uma acusação sem enfeites ao que, na opinião do autor, é o erro básico dessas economias: a erradicação do incentivo ao luco.




Na parte final, o autor atribui a crise atual no Ocidente à progressiva restrição do empresário criativo pelo Estado, como um resultado dos cada vez mais altos gastos governamentais e impostos, da posse e operação pelos governos de numerosas empresas e de uma regulamentação extensiva dos governos nas empresas privadas no que for permitido existir. A maior esperança para o futuro, em seu ponto de vista, é uma reação pública cada vez maior contra a expansão do papel do governo - uma reação que pode novamente liberar as energias dos empresários criadores. Não esconde o autor seu otimismo em relação à abundância potencial que um tal desenvolvimento pode estimular.

Edições (1)

ver mais
Crise nas Economias Socialistas

Similares

(2) ver mais
O Grande Fracasso
A Grande Fome de Mao

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Marcelo Catanho
cadastrou em:
03/05/2014 01:32:47