No livro de contos "Cúmplices Insones de Noites Insanas", os diversos personagens passam por momentos decisivos, tendo suas vidas transformadas por eventos cruciais para uma nova fase.
São fatos comuns, como o momento de parar de trabalhar no que se ama, um sonho não realizado por motivo de força maior, a despedida de um ente querido, a descoberta de um segredo.
O título faz referência a um conto em especial, “Cúmplices”, premiado em concurso literário e inserido no final da primeira parte do livro, mas também homenageia escritores e leitores, aqueles que respiram letras, tornando-se, assim, cúmplices insones de noites insanas de todos e todas que amam literatura.
A obra está dividida em duas partes, “Dos cúmplices insones” e “Das noites insanas”, cada uma delas introduzida por um poema autoral e uma ilustração pertinente ao subtema.
A cumplicidade é marcada nas estórias de amor e relacionamentos familiares trazidos no livro, somente igualada pela insanidade, que se apresenta para alguns personagens, tornando a unidade do livro ainda mais instigante. Pois qual o cúmplice que não tem seu momento de insanidade em nome desse elo tão resistente?
Contos / Literatura Brasileira