O povo brasileiro sempre acreditou em tudo um pouco - doutrinas católicas se misturam há tempos a crenças africanas ou europeias. Mas a verdade é que todas elas passam, de algum modo, pela crença no além, no "outro mundo", no sobrenatural. E foi pensando nisso que a historiadora Mary del Priore resolveu trazer ao leitor mais um de seus livros que investigam aspectos essenciais - e peculiares - de nossa sociedade.
Em "Do outro lado - A história do sobrenatural e do espiritismo", a autora trata de que forma nossos antepassados lidavam com esse mundo dos espíritos. Focando sobretudo no desenvolvimento do espiritismo codificado por Allan Kardec e assimilado por muitos intelectuais brasileiros no século XIX, ela também aborda fenômenos bastante populares na época, como o magnetismo, o sonambulismo, as "mesas volantes" "ou mesas girantes" e uma série de outras formas de entrar em contato com o mundo sobrenatural e com aqueles que já partiram.
Cartomantes, curandeiros, endemoninhadas e exorcistas também merecem destaque nesta obra, bem como seus muitos inimigos, entre eles a Igreja Católica e alguns veículos da imprensa que buscavam a todo custo desautorizar - e muitas vezes satirizar - essa crença em espíritos e mesmo utilizar a sociedade policialesca da época, que chamava a polícia para fechar "Centros Espíritas" e prender seus envolvidos. Com um caderno de fotos recheado de interessantes imagens do período, "Do outro lado" é uma narrativa instigante sobre um assunto que chama a atenção tanto daqueles que creem em tudo quanto daqueles que não creem em nada, mas que desejam acima de tudo conhecer, cada vez mais, um pouco da história de nosso país.
Literatura Brasileira / Religião e Espiritualidade