Nessa semana, em 30 de julho de 2010, o humorista Millôr Fernandes republicou em seu site* "A Verdadeira História do Paraíso", escrita quando era colunista na extinta revista “O Cruzeiro” na seção humorística chamada “O Pif-Paf”. "A Verdadeira História do Paraíso", escrita em 22 capítulos, retrata de forma desrespeitosa e debochada a história da criação narrada em Gênesis. Causou tanta polêmica com a Igreja Católica na época, que ele acabou deixando a revista em 1962.
Já no primeiro capítulo Millôr começa a narrar sua versão ao insinuar que Deus resolveu criar a Terra para sair da solidão em que vivia e, às pressas, para poder descansar no domingo:
“Um dia...o Todo-Poderoso se levantou naquela imensidão desolada em que vivia, convocou os anjos, os arcanjos e os querubins, e disse: - "Meus amigos, vamos ter uma semana cheia. Resolvi criar o Universo e dentro dele, a Terra e o Paraíso. Além da terra farei o Sol, a Floresta, os animais, os minerais, a Lua, as estrelas, o Homem e a Mulher. E devemos fazer tudo isso muito depressa, pois temos que descansar no Domingo. E no Sábado, depois do meio-dia."
O humorista ainda critica o período de sete dias da criação como uma atitude apressada e incompetente da parte de Deus, uma vez que ele dispunha de tempo suficiente para isso:
A “história” narrada pelo humorista é totalmente ofensiva e incompatível com a verdade narrada na Bíblia. Deus nunca foi um ser solitário, suas criações nunca foram feitas ao acaso nem às pressas. Basta ler o relato bíblico nos dois primeiros capítulos do livro de Gênesis para percebermos o planejamento, a inteligência e a competência de Deus ao criar a Terra e os seres vivos em sete dias. Ele mesmo viu e ficou satisfeito com tudo o que havia criado. E ao terminar Seu trabalho, descansou no sétimo dia e o santificou (Gênesis 2:3).
É triste ver situações como essa em que o homem se volta contra Deus, seu criador, tomando o Seu santo nome em vão de forma desrespeitosa e desfigurando a Sua imagem. Desonramos o nome de Deus ao usá-lo de forma fútil e vã. “Porque Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque Eu sou santo” Levítico 11:44.
Júlio Campos