Nostálgica com o iminente fechamento do sebo em que Samanta e Davi se conheceram, ela busca um livro para guardar de lembrança. O porão do lugar esconde, em meio a vários outros volumes esquecidos, um exemplar diferente do que ela espera: a história da vida de seu melhor amigo. Um livro com as iniciais de Davi no pé da capa e o título Ex Libris em dourado.
Cética, ela começa a ler o livro com a certeza de que se trata de uma história de ficção. Ao avançar pelas páginas, ela percebe que talvez a trama seja real. O papel está preenchido com detalhes da vida de seu melhor amigo, e todos são iguais ao que aconteceu de verdade. A narrativa avança pelo futuro de sua paixão secreta, o próprio Davi.
Mesmo que seu amigo não acredite no que Samanta fala sobre o objeto que encontrou, o final está cada vez mais próximo. Davi tem sua morte prevista para breve, em um incêndio misterioso. Para salvá-lo, Sam está decidida a ir até onde for necessário para encontrar o autor do livro e obrigá-lo a mudar o final.
Ficção / Literatura Brasileira